Fazer uma viagem no tempo e passear por fatos históricos importantes, através da pintura e da música. Esse é o objetivo da exposição A Arte conta a História, que acontece no Sesi São José do Rio Preto.
“A ideia do projeto é mostrar às pessoas que pintura e música não são mundos à parte, e que ambas podem ajudar a contar a história”, define Paulo Sérgio Souza, um dos idealizadores do projeto.
Ao visitar a exposição, ficar mais fácil enxergar como as obras de arte sofreram influência da realidade em que foram criadas. Em destaque, estão os períodos onde surgiram os estilos artísticos barroco, renascimento, romantismo, impressionismo e moderno.
Quinze telas foram elaboradas especialmente para a mostra. Seis são do retratista Anderson Palomino. Em grafites, ele desenha os grandes compositores da música clássica mundial: Beethoven, Bach, Vivaldi, Ravel, Villa-Lobos e Paganini.
A artista plástica Jane Arroyo pintou nove telas, em acrílico. Todas elas são releituras das obras de grandes pintores como Botticelli, Renoir, Picasso, Vermer, Modigliani e Delacroix. Este último é o autor da famosa pintura “A liberdade guiando o povo”. A tela, de 1830, expressa o desejo de liberdade vivido durante a revolução francesa, e é a obra que mais representa o sentido do projeto, segundo os organizadores.
Textos acompanham as obras expostas e fazem a relação da arte com os fatos históricos mais marcantes de cada período.
A exposição é aberta à visitação do público, até o dia 30 de maio, de segunda à sexta das 09h às 19h e sábados, domingos e feriados, das 09h às 16h. Escolas podem agendar visitas para trabalhar o conteúdo de forma didática com os alunos.
SERVIÇO
Exposição fotográfica A Arte conta a História
Local: Sesi São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656, Vila Elvira.
Datas e horários: até 30 de maio – horário de funcionamento: segunda à sexta das 09h às 19h, sábados, domingos e feriados das 09h às 16h.
Informações: (17) 3224-6611
Entrada franca