Todos os anos, as baleias-jubarte percorrem um trajeto épico das águas geladas da Antártida até o calor acolhedor da costa brasileira. Em busca de locais seguros para acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes, essas gigantes do oceano transformam o litoral da Bahia em um berçário natural.
Para celebrar esse espetáculo da natureza e promover a conscientização ambiental, Ilhéus dá início à temporada de avistamento das jubartes com um evento especial no Jardim Atlântico Beach Resort. Organizado pela Ecosul Turismo e pelo Projeto Baleias na Serra, o evento “Bem-vinda Baleais” será realizado em sua quarta edição e reforça a importância da preservação marinha com uma programação que promete encantar visitantes e moradores com experiências imersivas que unem ciência, turismo responsável e cultura oceânica.
“O evento marca o início da temporada de observação das baleias jubarte na costa de Ilhéus e tem como objetivos fortalecer o turismo sustentável, promover a conscientização ambiental e consolidar a cidade como destino de referência para visitantes que buscam experiências ligadas à natureza”, pontua Alice de Moura Lima, bióloga especialista em cetáceos e sócia-administradora da Ecosul Turismo.
A data escolhida para a celebração deste ano não poderia ser mais simbólica: 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, incentivando a sociedade a refletir sobre a importância da conservação das águas marinhas do planeta.
“Além de divulgar a atividade turística, o evento visa falar sobre a presença das baleias-jubarte na nossa região, destacando-as como embaixadoras para a conservação dos oceanos”, defende Isabel Gonçalves, bióloga marinha e coordenadora do Projeto Baleias na Serra.
O Jardim Atlântico Beach Resort dará as boas-vindas aos visitantes com exposições interativas, oficinas educativas, mostras científicas e atrações culturais que começam às 9h e seguem até as 17h. Com entrada gratuita, a programação será realizada dentro de uma estrutura coberta que acaba de ser inaugurada na ampla área verde do resort e irá proporcionar ao público uma jornada única pelo universo das jubartes.
“Mais do que ceder espaço para o evento, o Jardim Atlântico acredita na sustentabilidade como pilar para o desenvolvimento e é aliado de longa data de ações de conservação do meio ambiente e de valorização do patrimônio cultural”, diz a empresária Nea Machado, diretora do resort.
Ela reforça que o empreendimento desenvolve uma série de ações sustentáveis que combinam conforto e responsabilidade, assumindo protagonismo no turismo da região e tornando-se a melhor escolha para viajantes que buscam experiências alinhadas com as práticas do turismo consciente.
Para Alice, o apoio do resort tem sido fundamental para o sucesso do evento.
“Isso se deve não somente à estrutura de qualidade e ao prestígio que o resort proporciona como ao alinhamento com os valores de preservação ambiental, turismo responsável e fortalecimento da imagem de Ilhéus como um destino sustentável”, afirma a sócia da Ecosul.
“Estamos entusiasmados em nos aliar a essa causa e sediar, pelo terceiro ano consecutivo, o evento que conecta ciência, turismo e educação,” comemora Leila Borges, gerente-geral do Jardim Atlântico Beach Resort
Experiência inesquecível
Entre junho e outubro, Ilhéus se torna palco de um dos mais impressionantes fenômenos naturais do planeta. As baleias-jubarte migram das águas geladas da Antártida para a costa brasileira, proporcionando um espetáculo de saltos e interações em alto-mar. A cidade vem se consolidando como um dos melhores destinos para o avistamento de baleias-jubarte, graças à geografia privilegiada de Ilhéus. A Costa do Cacau abriga a plataforma continental mais estreita do Brasil, uma zona ideal para a presença desses cetáceos. Como resultado, todas as baleias que migram pela costa passam bem próximas à Ilhéus, possibilitando os primeiros avistamentos em apenas 30 minutos de navegação no pico da temporada.
Quem deseja chegar mais perto desses animais fascinantes têm a oportunidade de embarcar em um dos passeios educativos da Ecosul que são guiados por biólogos especialistas, acompanhado de pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e operados em pequenos grupos. Os visitantes poderão observar os gigantes do oceano de maneira responsável, garantindo uma experiência exclusiva que é ao mesmo tempo emocionante e respeitosa com o meio ambiente.
Adicionalmente, os hóspedes do Jardim Atlântico Beach Resort têm benefícios exclusivos nos passeios da Ecosul Turismo, com 10% de desconto ao utilizar o código JATL10 no site. Até o dia 30/6, o desconto é de 20% na saída Baleias e Golfinhos, com o código JATLBG20.
Desde 2021, a Ecosul já realizou 205 saídas para avistamento de baleias e golfinhos, com mais de 1700 jubartes avistadas, com uma taxa de sucesso de 95%. Além disso, a empresa destina 1% do faturamento anual a iniciativas de conservação e já disponibilizou também mais de R$ 54 mil para o Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI – UESC).
Para Thomas Foucart, doutor em Biologia e sócio da Ecosul, a conexão entre turismo e ciência é fundamental para sensibilizar o público para a importância da biodiversidade marinha.
“Entramos no quinto ano levando as pessoas para verem as baleias-jubarte, um dos maiores animais do mundo, em Ilhéus”, diz.
A consolidação da atividade vem reforçando a fama da cidade baiana como a cidade das baleias junto com outras regiões históricas dessa atividade no país.
Está se criando uma nova identidade regional, aliada à cultura do cacau e do chocolate”, finaliza Foucart.
Sobre o Jardim Atlântico Beach Resort
Construído em 1986, o Jardim Atlântico Beach Resort está sob o comando da família Machado desde 2005, quando foi ampliado e passou por um amplo processo de modernização.
Localizado a apenas dois quilômetros do aeroporto Jorge Amado e seis quilômetros do centro de Ilhéus, o resort está implantado em uma área de 34 mil metros quadrados e soma 129 apartamentos. Sua infraestrutura conta com dois restaurantes; piscinas adulto e infantil, mais um conjunto de piscinas circulares com sistema de hidromassagem climatizada; sauna a vapor; academia; quadras de tênis, vôlei de praia e beach tênis; campo de futebol; kids club; salão de jogos; sala de massagem; salão de beleza; loja de artesanato e utilidades, além de ampla área verde.
Leia também:
- Roteiro promove turismo sustentável no Litoral Norte de SP
- Enzo Rabelo abre o show da turnê de Bruno & Marrone em Rio Preto
- Ilhéus celebra a chegada das baleias-jubarte no Jardim Atlântico Beach Resort
- Aeroporto Internacional de Olímpia já tem CEP e CNPJ
- Jalapão encanta em todas as estações