O Instituto Alarme realiza na próxima quinta-feira, 30 de setembro, às 19 horas, um evento que reúne autoridades municipais, empresários, ex-diretores, ex-presidentes, colaboradores e voluntários para celebrar a trajetória nas áreas social e educacional que transformou a vida de milhares de crianças. A fundação completa 70 anos .
Uma das atrações do evento será uma cápsula do tempo, que será enterrada na sede do Instituto Alarme com documentos importantes ao longo dos 70 anos, além de mensagens das crianças e de quem se interessar em participar. Em 2051, centenário do Instituto, a cápsula será reaberta.
“Diante deste cenário, a cápsula do tempo representa para toda família do Instituto Alarme – colaboradores, voluntários, diretores, pais, alunos e professores – a constatação da realização de um sonho e, a capsula por si só, representa também o futuro que esperamos que também aconteça”, explica o presidente do Instituto Alarme, Flavio Amaro da Silva.
“A ideia é que, na comemoração do centenário, haja outra celebração pelos futuros comandantes da instituição e a constatação do esforço realizado até aqui. Deixaremos escrito o nosso desejo de que este trabalho seja continuado pelas futuras gerações”.
O evento também terá apresentação do coral dos professores dos colégios Helaine Munia e Samaúma em homenagem a Micael (Miguel Arcanjo). E apresentação musical das crianças.
Instituto Alarme
Fundado em 1 de setembro de 1951 como um consórcio entre os municípios de São José do Rio Preto e região, o Instituto Alarme reformou seu estatuto em 1992 e foi transformado em uma sociedade civil sob a denominação de Associação Lar de Menores – ALARME com objetivo de assistir menores em situação vulnerável.
A partir dessa data, a instituição passou a atuar como organização não governamental e sem fins lucrativos, eliminando o sistema de internato, atuando com regime de semiabrigo, prestando assistência às crianças.
Desde 2001, a instituição passou a focar na educação. Em 2017 passa a se chamar Instituto Alarme. Hoje é um polo educacional de ensino infantil e fundamental junto o colégio Helaine Munia e a escola Samaúma, que atende crianças de 2 a 9 anos, além dos projetos de contra turno, com oficinas e atividades extracurriculares para crianças de 6 a 14 anos. A maior parte das crianças fica no local das 7h até 17h30 incluindo alimentação.
Atualmente, somando os atendimentos do Instituto Alarme, da escola Samaúma e do colégio Helaine Munia, são 729 crianças atendidas e 65 colaboradores.
O Instituto Alarme ainda oferece assistência social, atendimento odontológico e atendimento multidisciplinar para as crianças e pais. São prioridade as famílias com renda familiar de até três salários mínimos e as famílias em situações de vulnerabilidade social.
A entidade é mantida com apoio de empresários, voluntários, doadores e poderes públicos, em particular o municipal.
Serviço
Evento de 70 anos do Instituto Alarme
Data: 30 de setembro de 2021
Horário: 19h
Local: Instituto Alarme – Avenida Anísio Haddad nº 6580 – Jardim Aclimação – São José do Rio Preto