Instituto Marcel Furlan reúne empresários em palestra que fala sobre os riscos e prejuízos da informalidade

0
183


Construir um negócio não acontece durante a noite. Ser um empresário exige força de vontade, persistência e responsabilidade. Em tese, todo mundo sabe disso. Mesmo assim empresários em todo Brasil ainda arriscam todo o seu investimento ao apostar na informalidade.
“Muitos ainda acreditam que pagar ‘menos impostos’ é o caminho mais barato para abrir uma empresa”, explica Silvio Luis de Faria, sócio da Be Global Consultoria Empresarial e diretor de tecnologia do Grupo Luidgi Specciale. “No entanto, a informalidade apresenta riscos que podem (e vão!) inviabilizar o negócio. Por mais óbvio que seja, o sucesso de qualquer empresa ainda depende de fazer negócios da forma correta”, completa o consultor.
Convidado pelo Instituto Marcel Furlan, Silvio estará em Rio Preto no dia 8 de abril para uma palestra exclusiva. O objetivo é apresentar a empresários de Rio Preto e região os efeitos da informalidade no crescimento da empresa e as consequências da ausência de um Contador. “A informalidade acaba saindo muito mais cara que a legalidade”, garante Sílvio. Entre algumas das desvantagens da informalidade, ele cita a dificuldade de obtenção de crédito junto a bancos e fornecedores, redução no valor e no período para aposentadoria e problemas na declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física.
Em 2013, um monitoramento da sobrevivência e mortalidade de empresas feito pelo Sebrae* apontou que 27% das empresas paulistas fecham em seu primeiro ano de atividade. Os motivos são muitos, mas a falta de planejamento e a gestão deficiente imperam na maioria dos casos. Silvio concorda: “O fato de algumas empresas sobreviverem mais que outras é a boa gestão, o planejamento. E é sobre isso que vamos conversar no dia 8. Esse encontro proposto pelo Instituto Marcel Furlan será um bate-papo e uma oportunidade para empreendedores entenderem que a informalidade compromete o lucro da empresa. Há ferramentas para evitar isso e precisamos usá-las!”.
Ciclo de palestras do Instituto Marcel Furlan
O Instituto Marcel Furlan é uma organização sem fins lucrativos criada em 2013 com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento social por meio da educação. Desde dezembro promove o Ciclo de Palestras, com eventos gratuitos para toda comunidade. “Nós acreditamos na educação como agente de mudança. Por isso, empresários não poderiam ficar fora do nosso Ciclo de Palestras”, explica o gerente de marketing do Instituto, Waldenir Brunhara. “Queremos valorizar e compartilhar o conhecimento, conectando profissionais que podem contribuir com a educação empresarial de Rio Preto e região”, completa.
O tema escolhido para esta edição do Ciclo de Palestras visa aumentar a competitividade e os resultados das pequenas e médias empresas da região. “Vamos reunir gestores, empresários e empreendedores num encontro que oferecerá conceitos e estratégias para manter uma empresa preparada para os desafios e mudanças no mundo dos negócios”, conclui o gerente.
A palestra é gratuita e com vagas limitadas: apenas 60 lugares. Os interessados deverão enviar um e-mail para [email protected] até dia 7 de abril.
__________________________________________________________________________________________________
Serviço
Palestra “Efeito da informalidade no crescimento da empresa e a falta de apoio do Contador”
 Data: 8 de abril, às 20h
 Local: Rua Silva Jardim, 3099
 Entrada franca. Interessados deverão enviar um e-mail para [email protected] até dia 7 de abril
Outras Informações
 Ribeiro Comunica: Flaviana Ribeiro: (17) 3223 2867 | (17) 981 116 768 | (11) 983 463 030