Em setembro, as cidades de Jaguariúna e Holambra, na Região Metropolitana de Campinas (RMC) recebem dois grandes eventos: a Festa do Peão de Jaguariúna e a Expoflora – uma das maiores feiras de flores e plantas ornamentais da América Latina. E de acordo com as estimativas dos organizadores, cerca de 320 mil turistas de todo o país são esperados ao longo do mês, movimentando diversos segmentos da economia regional.
E faltando menos de um mês para a abertura ao público, os eventos, já movimentam os hotéis da região de Campinas, com alta demanda em reservas de apartamentos.
“Nas unidades Express Dom Pedro, NewPort Cambuí, ambas em Campinas, e o Vitória Hotel Paulínia já estamos com a capacidade de quartos praticamente fechadas para setembro, por conta da feira”, explica Eduardo Porto, diretor de Marketing da Rede Vitória Hotéis, que conta com cinco unidades.
Segundo Porto, no Vitória Hotel Concept Campinas e Vitória Hotel Indaiatuba ainda há vagas para o mês de setembro, mas a estimativa é de que as reservas para os finais de semana para o mês que vem sejam fechadas até o final de agosto.
“Estes dois eventos atraem um bom público para a região e os hotéis”, acrescenta.
O setor hoteleiro na região de Campinas tem como forte o turismo de negócios, que se concentra nos dias de semana e representa 80% do faturamento das empresas. Estes grandes eventos, como Expoflora e Festa do Peão, que acontecem nos finais de semana e feriados, atraem um público diferente, contribuindo para aumentar a taxa de ocupação nestes dias.
O fim do isolamento social, com a retomada dos eventos corporativos e sociais, aumento de reservas por turistas e maior consumo em restaurantes têm impulsionando os mercados hoteleiro e gastronômico da região de Campinas. Com um aumento de 36% em relação ao mesmo período de 2019, a Rede Vitória Hotéis registrou, em junho, faturamento recorde desde a sua criação, há 21 anos. O grupo com atuação na região de Campinas – com cinco hotéis em operação e restaurantes – contabilizou também o melhor semestre de sua história, com alta de 10% sobre 2019, melhor ano até então.
O setor de hospedagem, com três unidades em Campinas, uma em Paulínia e uma em Indaiatuba – respondeu por 59% da fatia total do faturamento da Rede. A área de Alimento & Bebidas, que engloba os restaurantes Bellini, Kindai, Bufê Casa Bellini e Esquinica (todos em Campinas) Vitorino (Paulínia) e Vick Pizza e Cozinha (Indaiatuba), teve 41% de participação.
Segundo Rodrigo Porto, diretor de Alimentos & Bebidas (A&B) da Rede Vitória Hotéis, grande parte dos resultados semestral e mensal (junho) deve-se, especialmente, à retomada dos eventos corporativos, sociais e casamentos, represados ao longo de dois anos.
“O consumo nos restaurantes e as reservas para turismo de lazer também vêm crescendo a cada mês, contribuindo para que o Grupo atinjas estes resultados”, explica.