JBC apresenta ” O Pena Carioca” nesta segunda

0
182

A premiada Companhia Atores de Laura, fundada e sediada no Rio de Janeiro há 23 anos, reuniu textos da obra de Martins Pena, considerado o fundador da comédia brasileira, e apresenta no 14º Janeiro Brasileiro da Comédia três peças emblemáticas do autor, raramente encenadas fora dos círculos acadêmicos. A apresentação de “O Pena Carioca” acontece na segunda-feira, 25/01, às 19h e às 22h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

Mas do que pura e simplesmente montar o texto de Pena, a Companhia quis fazer uma homenagem ao primeiro autor de comédias nascido e criado no Brasil, contando ao público um pouco de sua história e ressaltando a qualidade de sua obra e sua importância para a cultura brasileira e carioca em particular.

O espetáculo reúne as peças “A Família e a Festa na Roça” (1838), “O Caixeiro da Taverna” (1845) e “O Judas no Sábado de Aleluia” (1846), que mostram a construção das obras de Martins Pena com as cores e a gente do Rio de Janeiro em que viveu.

“A Família e a Festa na Roça” gira em torno de uma moça que quer casar com o médico que retorna à cidade, enquanto sua família insiste em uma união arranjada; “O Caixeiro da Taverna” acompanha a trajetória de um caixeiro ambicioso cujo maior sonho é se tornar sócio da loja onde trabalha – sem escrúpulos, esconde que é casado para a dona, que morre de amores por ele. Já em “O Judas no Sábado de Aleluia”, o protagonista se esconde na figura de um boneco de Judas e testemunha conversas entre vários personagens, inclusive a de sua pretendente, que não é quem ele pensa ser.

O espetáculo tem direção de Daniel Herz e no elenco os atores Ana Paula Secco, Anderson Mello, Leandro Castilho, Luiz André Alvim, Marcio Fonseca e Paulo Hamilton, além de Gabriela Rosas, atriz convidada pelo grupo para este trabalho.

Os ingressos deverão ser retirados gratuitamente na bilheteria do Teatro Municipal no dia da apresentação, a partir das 18 horas. Será entregue apenas 1 (um) ingresso por pessoa. Classificação indicativa 12 anos.

O JBC 2016 é realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em correalização com Poiesis, Oficina Cultural Fred Navarro e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

O festival acontece até o dia 30 de janeiro.

[mp_ads_system ads_system_select=”21254″]