A jornalista Luciana Crepaldi realiza no dia 20 de janeiro, às 20h, no lounge da Starbucks do Riopreto Shopping, uma noite de autógrafos do seu romance “A Queda da Manga”. O livro concorreu com outras 16 obras no Concurso Nelson Seixas de Fomento à Cultura de 2011 de São José do Rio Preto – Categoria Literatura. Quatro primeiros lugares foram selecionados. “A Queda da Manga” foi um deles.
O livro é um romance em prosa, que homenageia a linguagem poética. A personagem central representa as inquietudes humanas e o desafio de se compreender as coisas da alma na vida. A obra relata uma queda em plena maturidade. Também retrata o constante choque entre o mundo físico e o mundo interior, com suas fortalezas e fragilidades.
Por meio da narrativa, o livro propõe ainda, um mergulho profundo. Movimento apenas possível, a partir do desprendimento e da aceitação de verdades que comumente são ocultadas por nós. Também são objetivos desejáveis, proporcionar a reflexão, provocar, incomodar e instigar à inquietude como veículo de releitura da alma.
Além de motivar a observação de pequenos eventos da vida, a obra seleciona o enfrentamento como ferramenta fundamental de interpretação. Trata-se de uma obra densa e meticulosa no uso de sua ficção, que tem como matéria prima, buscas que normalmente adiamos para viver papéis sociais. Os capítulos traçam um caminho tortuoso permeado pela poesia. As conclusões nem sempre são as mais fáceis, nem muitas vezes, aquelas que queremos enxergar.
A ideia do livro na visão da autora
Comecei a escrever o livro porque sempre carreguei uma inquietude comigo.
Com o tempo, essa inquietude ficou grande demais para eu mantê-la guardada…
Aí criei a personagem, que foi ganhando forma durante um ano e meio, ao passo que ia inventando os capítulos.
Também queria homenagear a linguagem poética e me dediquei a essa tarefa com total envolvimento.
Apesar de ser uma obra de ficção, ‘emprestei’ algumas memórias minhas para a personagem. A história dela comparada ao ciclo das mangas, foi uma ferramenta poética para compor o cenário e ambientar a obra.
Sobre a autora
Luciana Crepaldi é a terceira de nove irmãos. Ela nasceu em Presidente Prudente, formou-se em jornalismo pela Unesp de Bauru e morou quatro anos nos Estados Unidos. Desde o início da carreira dedica-se ao telejornalismo, tendo passado pela Band, SBT, Record e afiliadas da Rede Globo. Atualmente é editora de texto na TV TEM. Trabalhou a maior parte do tempo como repórter e em algumas dessas emissoras, foi coordenadora, chefe de redação e de jornalismo. Luciana tem interesse profundo pela literatura e escreve poesias desde criança. A intimidade com as palavras gerou centenas de textos que falam sobre o cotidiano e as inquietudes humanas. “A queda da manga” foi o primeiro romance escrito por ela e um dos trabalhos vencedores do Concurso Nelson Seixas de fomento à Cultura de São José do Rio Preto.