Maurício Ianês realiza, neste sábado, dia 16, às 14h, no Sesc Rio Preto, a palestra “Performance, Registro, Ação e Política”. Ele é conhecido por suas performances que exercem forte interação com o público.
A atividade, gratuita, é aberta a todos os interessados e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou na Central de Atendimento do Sesc.
A palestra de Ianês será realizada dentro da programação do projeto Mola, que teve início em novembro passado. Coordenado pelos artistas Lucas Bambozzi e Fernando Velázquez, o Mola envolve exercícios práticos e teóricos que levantam questões reincidentes no circuito das artes, comunicação e tecnologia, como premissas de desafios para os artistas.
Durante a atividade, Ianês irá propor uma análise de seus trabalhos e de outros artistas, investigando as possibilidades de emancipação sócio-política do público e de recodificação estética dos padrões vigentes nas artes.
Formado em Artes Plásticas pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, Ianês vive e trabalha em São Paulo e também é professor no curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP. Seu trabalho coloca em questão os limites e possibilidades das linguagens artística e verbal e suas funções sócio-políticas, abrindo muitas de suas obras à participação ativa do público.
O artista cria situações de diálogo e confronto, em que a linguagem e seus desenvolvimentos sociais entram em jogo, desconstruindo o funcionamento do sistema estabelecido da arte e trazendo à tona suas correntes ideológicas.
A pesquisa do artista se desdobra em várias mídias. Entre elas, objetos, instalações, vídeos, arte sonora e ações. Através desse diálogo aberto com o público, proposto principalmente em suas ações, Ianês desmonta as relações de poder hierárquicas entre artista, público e instituição. Essa tem sido uma questão central em seu trabalho recente.
Encontro
Também no sábado, 16, dentro do projeto Mola, acontece o Encontro do Grupo de Estudos e Acompanhamento de Artistas com Foco em Arte, Ciência e Tecnologia, com Fernando Velázquez, às 10h. É o segundo encontro do grupo. Nesse caso, a inscrição está sujeita à disponibilidade de vagas.
O uruguaio Fernando Velázquez, artista transdisciplinar, é mestre em Moda, Arte e Cultura pelo Senac-SP, pós-graduado em Vídeo e Tecnologias On e Off-line pelo Mecad de Barcelona e participa de exposições no Brasil e no exterior. Desde 2015, é o curador e diretor artístico do Red Bull Station, em São Paulo.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Mola
Ambiente de discussão crítica a partir de projetos artísticos e portfólios dos participantes. Envolve exercícios práticos, teóricos e de análise compartilhada, com abordagem de questões reincidentes no circuito das artes, da comunicação e da tecnologia como premissas de desafios para os artistas.
Grupo de Estudos e Acompanhamento de Artistas com foco em Arte, Ciência e Tecnologia
Com Fernando Velázquez, criador e coordenador do projeto.
O projeto estimula exercícios práticos, leitura de portfólio, encontros com artistas convidados, e troca de experiências sobre o fazer artístico e suas fronteiras. A relação entre arte, ciência e tecnologia é abordada levando-se em consideração a instabilidade dos meios, as resistências do circuito artístico a nichos tecnológicos e outras derivações. Aberto a participantes de diversas áreas da criação, resultará em uma exposição coletiva na qual os trabalhos desenvolvidos durante o percurso serão associados a obras propostas pelos coordenadores. Consulte disponibilidade de vagas em [email protected] ou na Central de Atendimento.
Dia 16, sábado, 10h às 13h.
Uso Múltiplo. Grátis.
Palestra
Performance, registro, ação e política
Com o artista visual Maurício Ianês.
Ianês propõe uma análise de seus trabalhos e de outros artistas, investigando as possibilidades de emancipação sócio-política do público e de recodificação estética dos padrões vigentes nas artes. Inscrições pelo e-mail [email protected] ou na Central de Atendimento.
Dia 16, sábado, 14h às 16h.
Uso Múltiplo. 40 vagas. Grátis.