Geninho Zuliani e Rodrigo Garcia entregam 94 moradias em Olímpia

0
450

O secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, entregou nesta quarta-feira (28/12) as chaves da casa própria para 94 famílias,  em Olímpia.

As moradias do Morar Bem, Viver Melhor, que foram viabilizadas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).  Estão localizadas no Conjunto Habitacional Dionéia Barbosa Berti e tiveram investimento R$ 11,1 milhões.

“O distrito de Baguaçu recebeu do Governo do Estado um bairro novo, com casas muito bem fabricadas e todas com aquecedores solares”, disse o secretário Rodrigo Garcia.

Em Olímpia, 89% das famílias beneficiadas tem renda mensal de até três salários mínimos e irá desembolsar 15% dos rendimentos nas prestações.

Os novos mutuários terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento habitacional. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. O valor da menor prestação é de R$ 132.

Das 94 unidades, quatro são destinadas para pessoas com deficiência, quatro a idosos, uma para indivíduo só e 85 para a população em geral.

As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio público,  realizado em outubro deste ano.

“O objetivo de cada pai de família é ter a sua própria casa. E nós conseguimos realizar este sonho para algumas famílias de Baguaçu, que sempre teve um valor alto na cobrança de aluguel. Foram 94 famílias contempladas neste momento, as outras 103 terão esta mesma sensação até julho do próximo ano”, disse o prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani.

 

Esta é a primeira etapa do residencial, que terá um total de 197 unidades habitacionais quando concluído.

As moradias, que contam com os aquecedores solares já instalados,  têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em 56,67 m² de área construída.

Os imóveis possuem piso cerâmico em todos os cômodos, Possuem azulejos no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha, muretas de divisa entre os lotes. Tem, também,  estrutura metálica para cobertura, esquadrias de alumínio e infraestrutura completa com redes de água e esgoto, iluminação pública, rede elétrica, drenagem, pavimentação asfáltica, urbanismo e muro de arrimo.

Este empreendimento habitacional foi viabilizado em parceria com o município, que doou o terreno e administrou a obra. A CDHU repassou os recursos financeiros e supervisionou todas as etapas dos trabalhos.

Desde 2011, a região administrativa de Barretos recebeu 1.134 moradias populares, por meio da CDHU. Além disso, há 842 habitações de interesse social em construção.

Morar Bem, Viver Melhor

O Morar Bem, Viver Melhor é a Política Habitacional do Estado de São Paulo. Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente, inovações e qualidade de vida para as famílias atendidas.​