A Prefeitura de Rio Preto entrega oficialmente nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 7 horas, a rotatória que interliga as avenidas Fernando Costa e Dr. Antônio Tavares Pereira Lima.
Iniciada em julho de 2019, o novo dispositivo conta com 8.360 metros quadrados. Foi projetada pra dar maior fluidez ao trânsito do local, considerado um dos grandes gargalos da cidade.
Dados da Secretaria de Trânsito de Rio Preto indicam que pela rotatória passam diariamente 17 mil veículos. Foram instaladas duas lombofaixas, toda sinalização horizontal, vertical passeios e iluminação pública. Agora são 4 faixas de rolamento.
As lombofaixas estão localizadas no sentido da Avenida Antônio Tavares e outra na entrada da própria Avenida Fernando Costa, sentido Rodovia Assis Chateaubriand.
As duas lombafaixas foram implantadas para facilitar a passagem dos pedestres e a redução da velocidade dos veículos.
“Era um gargalo, agora tem 4 faixas de rolamento. Teoricamente são duas pra ficar rotacionando e duas para sair da rotatória. Saída tanto para a Antônio Tavares com sentido para a Assis Chateaubriand, como duas saídas para o bairro. Vai facilitar muito”, explica o secretário de Trânsito Amaury Hernandes.
Paralelamente à construção da rotatória, a Prefeitura ampliou todo o sistema de drenagem da região. Uma das redes, inclusive, vai até próximo ao estádio Teixeirão o que permitiu aumentar a captação de água de chuva. Anteriormente as redes eram insuficientes para a drenagem no local.
A obra de drenagem iniciou na avenida Dr. Fernando Costa e seguiu até a frente da rua Atlântica. Foram implantados 1.000 metros de tubulação de concreto, de diferentes diâmetros, e da complementação do revestimento do canal de concreto para escoamento das águas pluviais
Serão vários os benefícios, como por exemplo, maior segurança aos motoristas e pedestres, com maior fluidez do tráfego e solução de drenagem no local que apresentava alagamentos durante os períodos de chuva.
A obra teve custo de R$ 4.479.495,08. A empresa vencedora da licitação foi a Constroeste Construtora e Participações LTDA.
Responsabilidade ambiental
Para a realização da obra foi necessária a supressão de 27 árvores, em compensação serão replantadas outras 1.464 espécies no local da obra, no Instituto Florestal e outra parte em áreas verdes da cidade, como praças e parques. A autorização para a supressão da vegetação foi dada pela Cetesb.
Recape
De 2018 até o momento a Prefeitura de Rio Preto investiu cerca de R$ 2,8 milhões nos bairros Jardim Fuscaldo, Jardim Americano, Jardim Bordon, Vila Góes e Vila Ideal. Os recursos foram provenientes do FINISA e de emenda parlamentar, além de recurso próprio.
Foram executados pouco mais de 100 mil m² de recapeamento asfáltico, priorizando as vias de maior tráfego, vias em piores condições, acessos à escolas, ao posto de saúde do Jd. Americano e ao Hospital do Lago.
A Avenida Federal, marginal da BR-153 no Jd. Americano, recebeu 3.300m² de pavimentação completa, no trecho compreendido entre a Av. Carmelo Tancredi e a Rua Aurélio Tonelli.