Oficina Cultural Fred Navarro oferece cursos gratuitos

0
353

Rio Preto –  A Oficina Cultural Fred Navarro é parceira da XVII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e XI Feira Artística, evento realizado pela UNESP/Rio Preto. A Fred Navarro oferecerá uma oficina que une bordado e memória e um workshop de escrita para mulheres. As atividades são gratuitas e as vagas, limitadas.

OFICINA: COSTURANDO HISTÓRIAS, BORDANDO MEMÓRIAS

oficina-cultural-fred-navarro2

Coordenação: Daniela Aguas

24 a 26/10 – segunda a quarta-feira – 14h às 17h

Público: interessados em história oral, memória e bordado a partir de 16 anos

Local: Oficina Cultural Fred Navarro (prédio da Casa de Cultura Dinorath do Valle)

Para se inscrever, clique aqui -> https://goo.gl/forms/KPVubCJMeP9fdFnz2

A oficina trabalha o ato de contar e ouvir histórias para resgatar a memória pessoal e transformá-la em expressão artística por meio do bordado. Os participantes são convidados a recriar histórias com agulhas, linhas e tecido, transformando essa memória em catarse e documento.

Daniela Aguas é professora de literatura, artesã e contadora de história. É mestre em Letras (Unesp), com extensão em Arteterapia pelo Criar (Centro Riopretense de Arteterapia). Idealizadora do ViaPanno – ateliê de ideias que produz acessórios artesanais em tecido – e do grupo de pesquisa da tradição oral TeceContos.

 

WORKSHOP: ESCRITA PARA MULHERES – AUTOBIOGRAFIA, AUTOCONHECIMENTO E PRODUÇÃO LITERÁRIA

Coordenação: Bianca Santana

oficina-literaria

27/10 – quinta-feira – 9h às 18h (com uma hora de intervalo)

Público: mulheres com qualquer escolaridade a partir de 18 anos

Local: Oficina Cultural Fred Navarro (prédio da Casa de Cultura Dinorath do Valle)

Para se inscrever, clique aqui -> https://goo.gl/forms/kyrlb06fZJqq1sCC2

O workshop pretende incentivar mulheres a buscarem conhecimento de si mesmas por meio da produção literária. Para tanto, entrelaça discussões teóricas sobre autobiografia e escrita de mulheres como Virginia Woolf e Carolina de Jesus, exercícios de escrita criativa, práticas meditativas e resgate de memórias individuais e familiares.

Bianca Santana é doutoranda em Ciência da Informação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestra em Educação também pela USP e jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, onde é professora. Autora do livro “Quando me descobri negra”, escreve para a revista Cult e para o Huffington Post.

 

Mais informações:

Oficina Cultural Fred Navarro

(17) 3234-2405 | [email protected]