O Festival do Folclore de Olímpia celebra de modo espetacular nossas pátrias tradições, contribuindo para a preservação do folclore brasileiro. Em 2014 comemora o Cinquentenário homenageando o Estado de São de Paulo, preservando nesta festa maior, a cultura e tradição popular, entre os dias 9 e 17 de agosto.
Anualmente Olímpia se transforma na ‘Capital do Folclore Brasileiro’, título adquirido em razão de a cidade agregar durante a realização do festival o maior número de manifestações folclóricas em um mesmo espaço e ao mesmo tempo. Em decorrência de muitas manifestações folclóricas estarem em vias de extinção, a sobrevivência de muitos destes grupos folclóricos encontram no Festival de Olímpia motivação para manterem-se vivos e atuantes.
De acordo com Guto Zanette, Secretário de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, os preparativos estão a todo vapor, bem como a organização das novidades para os olimpienses e turistas. Na última segunda-feira, dia 26 de maio, o secretário, juntamente com o Diretor de Cultura, Caio Longhi e a Coordenadora dos Festivais, Maria Aparecida de Araújo Manzolli, esteve reunido com o Prefeito Geninho Zuliani para apresentação da planilha de custos e das novidades que estão sendo criadas.
“Esse ano é um ano importante, é o Estado de São Paulo que será homenageado em todas as ações, desde a abertura, o tema, a música, as palestras até os mini festivais. Nós vamos nos concentrar em homenagear os 50 anos, ao Prof. José Sant’Anna criador deste evento tão importante. Estamos tentando trazer os grupos que já foram cartaz do festival para unir participantes que representam todos os anos de realização”, contou Guto Zanette.
“Esse ano teremos uma grade de shows, com Renato Teixeira no dia 09 de agosto e no dia 15, Almir Sater, artistas voltados para a cultura popular e ao tradicionalismo brasileiro”, endossou.
Para essa edição o Concurso da Rainha do Folclore vem com outra proposta. “Todos os anos o concurso é realizado com as meninas das escolas estaduais do município. Esse ano a novidade é que acertamos para fazer um Concurso Nacional da Rainha do Folclore. O Brasil inteiro pode se inscrever”, contou o secretário.
Durante a 50ª edição, também serão realizadas várias homenagens. “Temos a ideia de preservar e homenagear as pessoas que trabalharam no festival. Aquelas pessoas que vem lá de trás, junto com o Professor Sant’Anna, aquelas que sempre estavam presente”.
Para encerrar, Guto Zanette contou que já está agendado para o dia 6 de junho o lançamento do cartaz. “Vamos realizar o lançamento do cartaz no Museu de História e Folclore Maria Olímpia, no dia 6 de junho, para que já possamos divulgar ainda mais a nossa festa”, concluiu o secretário.