O cartunista e ilustrador Walmir Orlandeli compartilha, no Sesc Rio Preto, o passo a passo do processo de produção de sua mais recente obra, o álbum em quadrinhos “O Sinal”. O trabalho foi um dos ganhadores do edital de 2016 do ProAC (Programa de Ação Cultural) para criação e publicação de histórias em quadrinhos.
Orlandeli comanda o encontro “O sinal: da ideia à produção”, nesta quarta, dia 10, das 19h30 às 21h. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas no local. São apenas 20 vagas e a atividade não é recomendada para menores de 12 anos.
Com 96 páginas, “O Sinal” traz a história de Afrânio, um personagem desiludido com o rumo da própria vida e que busca respostas para conseguir mudar esse cenário. Na atividade o autor utiliza a obra como exemplo para analisar o processo de produção de um álbum em quadrinhos, desde a apresentação do projeto para o edital até as decisōes para chegar ao resultado final, como tipo de desenho, cores e soluções narrativas.
Orlandeli já teve outras obras contempladas pelo ProAC, entre as quais, “SIC”, em 2009, e “Daruma”, em 2014. Ele também é autor dos livros “O Mundo de Yang”, “Grump – Um dia eu cheio lá”, “SIC – vol 1” e “SIC – vol 2,” todos pela editora Sesi-SP, e da Graphic MSP “Chico Bento – Arvorada”, lançada pela Panini.
“O Sinal” foi lançado em dezembro passado, pela Marsupial Editora, na Comic Con Experience (CCXP), em Sāo Paulo, e em breve deve ter um lançamento em Rio Preto.
ENCONTRO
O sinal: da ideia à produção
Com
Orlandeli
, ilustrador e cartunista.
Lançada em dezembro de 2017, a obra O sinal traz um personagem disposto a seguir os sinais do universo para mudar sua vida. Interpretar esses sinais, no entanto, não se mostra tarefa fácil. Neste encontro, o autor utiliza-se de seu último trabalho como exemplo para analisar o processo de produção de um álbum em HQ, desde a elaboração do projeto para inscrição no edital (proac quadrinhos), até decisões sobre o processo criativo, como tipo de desenho, cores, soluções narrativas.