De 9 a 16 de julho de 2016, São José do Rio Preto é palco da 16ª edição do Festival Internacional de Teatro – FIT. Neste ano, o festival traz 19 espetáculos selecionados que somam 43 apresentações em sua grade principal e diversas outras peças teatrais e apresentações musicais que acontecerão em duas grades paralelas agregadas ao FIT, além de atividades formativas.
Os espetáculos selecionados nesta edição são de companhias de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pernambuco. Os internacionais são representados por Chile e Argentina.
A curadoria, que reuniu Celso Curi, Luciana Mantovani, ambos de São Paulo, e Marcelo Matos, de São José do Rio Preto, selecionou espetáculos que percorressem não apenas as ansiedades atuais e revelassem singularidades, mas também semelhanças em práticas e formatos cênicos, traçando diálogos e rupturas em diferentes propostas poéticas, dentro das desconstruções de paradigmas do mundo contemporâneo.
Locais de apresentação
As apresentações serão centralizadas em dois espaços públicos e que, neste ano, serão explorados de forma integrada, por conta de sua proximidade física.
São eles: a praça Cacilda Becker, onde estão localizados o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, a Oficina Cultural Fred Navarro e a Casa de Cultura Dinorath do Valle; e o Complexo de Educação e Cultura da Swift, que conta com o Teatro Municipal Paulo Moura, o Graneleiro e o estacionamento, que será utilizado como área de atividades e apresentações.
A ideia é proporcionar espaços amplos, onde as atividades acontecem de forma concentrada e contínua, dando corpo e movimento ao festival. Nesses locais, haverá a interação entre os espectadores e a proximidade com os artistas, proporcionando ao público, maratonas diárias de arte, cultura e lazer em espaços integrados. “Exploraremos os espaços de modo que haja uma grade com diversas atrações que permitam aos espectadores alternativas nos mesmos locais”, explica o Secretário Municipal de Cultura, Fernando Melgar, sobre a proposta.
Cacilda Becker
A praça Cacilda Becker, onde estão a Casa de Cultura Dinorath do Valle, a Oficina Cultural Fred Navarro e o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, terá esta integração territorial aproveitada durante o FIT 2016 para oferecer uma experiência variada ao público.
Além de apresentações de espetáculos no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, o prédio da Casa de Cultura Dinorath do Valle, as dependências da Oficina Cultural Fred Navarro e o vão livre da praça Cacilda Becker que fica à frente destes espaços, concentrarão apresentações, além de oferecerem um espaço de integração cultural entre os públicos.
Na Oficina Fred Navarro também serão oferecidas atividades formativas. A grade está em formatação.
Swift
No Complexo de Educação e Cultura Swift, localizado no Jardim dos Seixas, em frente ao Lago 1 da Represa Municipal, três espaços servirão de palco para o FIT 2016. Haverá apresentações no Teatro Paulo Moura todos os dias. O Graneleiro, espaço que também integra o complexo receberá uma estrutura de palco e arquibancadas que servirá tanto para espetáculos de arena, como de plateia frontal e também para outros que exigem mobilidade de espaços alternativos em suas cenas. Já o estacionamento da Swift, será o cenário de um festival de gastronomia. O acesso a este espaço será livre e também gratuito.
Paralelas
Neste ano, o FIT terá outras duas grades que agregarão mostras paralelas ao festival, trazendo mais teatro e também música para a programação.
Uma destas grades é exclusivamente teatral e trará espetáculos de companhias locais, que receberam incentivo para montagem e circulação, por meio do Programa Nelson Seixas de Fomento à Cultura, o Cultura para Todos, da Prefeitura de São José do Rio Preto e também espetáculos beneficiados com o Proac (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo).
Outra mostra paralela dentro da programação do FIT será musical. Apresentações de músicos locais e regionais, além de alguns também selecionados pelo Programa Nelson Seixas, estão previstas para permear o festival. Essas apresentações serão concentradas num palco montado especialmente para este fim, no estacionamento da Swift. Os shows musicais serão parte integrante do Festival de Gastronomia de São José do Rio Preto – Food Truck 2016, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, que acontecerá concomitantemente às apresentações teatrais e que entra como parceiro na programação do FIT.
Festival de Gastronomia
O Festival de Gastronomia de São José do Rio Preto – Food Truck 2016 reunirá até 25 food trucks que oferecerão pratos variados entre salgados, doces e cervejas artesanais, visando prover o público do FIT e agregar novos públicos que buscam esse tipo de evento que une cultura e gastronomia.
“A proposta do Festival de Gastronomia é estimular e valorizar a gastronomia da cidade a partir da prática da comida de rua. Unir este festival ao FIT é uma forma de agregar valor aos dois eventos e oferecer ainda mais opções de cultura e lazer para o rio-pretense que ama teatro e também boa comida”, explicou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Moysés Camargo.
Abertura
A abertura do FIT 2016 acontece dia 9 de julho, no Teatro Municipal Paulo Moura, com o espetáculo internacional “Otelo”, clássico da obra de Shakeaspeare, que será encenado pela Companha El Viajeinmóvel, do Chile. A peça foi escolhida para homenagear a obra do poeta, ator e dramaturgo inglês William Shakeaspeare, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo, já que 2016 marca os 400 anos de sua morte.
Ingressos
Os ingressos para as apresentações nos espaços fechados poderão ser retirados mediante a doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa. A distribuição dos ingressos para o FIT 2016 será na Oficina Cultural Fred Navarro, localizada na praça Cacilda Becker, entre os dias 2 e 8 de julho. Serão distribuídos neste período até 50% dos ingressos. O restante dos ingressos será distribuído apenas no local e data de cada apresentação.
Cada pessoa poderá retirar um ingresso por espetáculo, compatível com a grade de programação, ou seja, não será permitida a retirada de ingressos para peças teatrais que acontecem no mesmo horário.
O FIT 2016 é uma realização da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, com apoio das secretarias de Comunicação, Educação e Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo e parceria da Poiesis, por meio da Oficina Cultural Fred Navarro, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura.
PROGRAMAÇÃO DOS ESPETÁCULOS FIT 2016:
NACIONAIS
-“O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer”
(Cia de Teatro Acidental – São Paulo/SP
-“Poema suspenso para uma cidade em queda”
(Cia Mungunzá de Teatro – São Paulo/SP)
-“Luís Antonio Gabriela”
(Cia Mungunzá de Teatro – São Paulo/SP)
-“Dezembro”
(Isso não é um Grupo – São Paulo/SP)
-“No Pirex”
(Grupo de Teatro Armatrux – Nova Lima/MG)
-“Artista de Fuga”
(Marcos Damaceno Cia de Teatro – Curitiba/PR)
-“Adorável Garoto” *
(Rio de Janeiro/RJ)
-“Guerrilheiras ou para a terra não há desaparecidos”*
(- São Paulo/SP)
-“LOVLOVLOV” – Peça única dividida em cinco choques
(Rumo Empreendimentos Culturais – Curitiba/PR)
-“Um príncipe chamado Exupéry”
(Cia. Mútua – Itajaí/SC)
“O ano em que sonhamos perigosamente”
(Grupo Magiluth Recife/PE)
“As Ondas ou uma autópsia”*
(São Paulo/SP)
LOCAIS
“War”
(Cia para Pessoas Solitárias- São José do Rio Preto/SP)
“Pequenos olhos”
(Cia dos Pés – São José do Rio Preto/SP)
“Sabiás do sertão – Teatro Musical Brasileiro em um ato, uma chegada e uma andança”
(Cia Cênica – São José do Rio Preto/SP)
“Longos anos”
(Cia Hecatombe – São José do Rio Preto/SP)
“Deus faz, o diabo tempera”
(Cia do Santo Forte – São José do Rio Preto/SP)
INTERNACIONAIS
“Otelo” ( foto capa)
(Viajeinmóvil – Chile)
“Un Poyo Rojo”
(Luciano Rosso & Alfonso Barón – Argentina)
MOSTRA PARALELA
“Mnemonia – Um poeta e suas inquietações”
(Dramanatrama Teatral – Votuporanga/SP)
“A velha amorosa”
(Cia. Ai de Nós – São José do Rio Preto – SP)
“Ulisses Molly Bloom – Dançando para adiar”
(Cia. Estrela D’Alva de Teatro – Santo André – SP)
“Na Rego”
(Coletivo na Rego – São Paulo – SP)
“VaiqueuVoo”
(Cia. Irmãos Sabatino – São Paulo – SP
LOCAIS
COMPLEXO DE EDUCAÇÃO E CULTURA SWIFT
Teatro Municipal Paulo Moura
Graneleiro
Estacionamento
Av. Duque de Caxias, S/N, Jardim Seixas.
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 5381 – Chácara Municipal.
Casa de Cultura Dinorath do Valle
Oficina Cultural Fred Navarro
Praça Cacilda Becker s/n, Chácara Municipal
* Grupos teatrais sem nome