Prefeitura inicia plano de manejo para gatos na Represa Municipal

0
251
Limpeza Rua Caio Nogueira Bertazzi - Gatos Abandonados. 11/05/20. FOto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea), desenvolveu um plano de manejo para os gatos que vivem na Represa Municipal, com o objetivo de promover a limpeza no ambiente onde os animais circulam e tratá-los.

A primeira etapa do plano já está sendo executada. As 97 casas de madeira que abrigam os gatos foram substituídas  por 11 estruturas de concreto.

“Com as casinhas de madeira, os gatos estavam expostos a síndromes respiratórias e a alguns fungos”, explica a diretora do Bem-Estar Animal, Karol Prado.

O trabalho da Dibea na Represa consiste ainda na castração de todos os gatos que vivem no local. A ação tem  a parceria do Instituto Vira-Latas. Até o momento, 187 animais já foram castrados.

“Entramos em contato com duas protetoras atuantes na Represa, e a cada dois dias nós capturamos os animais para castrá-los”, explica Karol Prado.

A Guarda Municipal também está colaborando com o plano,. A ronda foi intensificada  no local para coibir o abandono de animais no Parque da Represa, o que configura crime ambiental. Na próxima etapa, os animais serão colocados para doação.

“A intenção é promover a saúde pública no local . E,  garantir a destinação adequada para os animais domésticos, encontrando famílias que possam cuidar deles como necessitam”, finaliza.