Presidente sanciona lei que oficializa Olímpia como Capital Nacional do Folclore

0
320

A Estância Turística de Olímpia passou a ser oficialmente a Capital Nacional do Folclore. O Presidente da República, Michel Temer,  sancionou nessa quinta-feira, 21 de dezembro, a Lei Nº 13.566, conferindo o título ao município.

A sanção que oficializa o ato ocorreu poucos dias após o Projeto de Lei 6150/14, do ex-deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), ter sido aprovado pelo Senado Federal, no dia 12 de dezembro.

A agilidade na oficialização foi um compromisso assumido por Sandro Mabel.  Além de investidor da cidade, tem título de cidadão olimpiense, e esteve pela primeira vez no Festival do Folclore de Olímpia em agosto deste ano. Durante a visita, o deputado declarou reconhecer a dimensão e importância real do evento como fundamental para preservação da cultura . Ele, então,  se comprometeu a dar atenção especial à causa.

Justificativa do deputado

Na justificativa do deputado, o projeto traz que “há mais 50 anos o município realiza o Festival do Folclore de Olímpia . Reúne mais de 80 grupos folclóricos e folguedos de todo país. Muitos deles sobrevivem graças à participação no evento. O Festival foi idealizado pelo professor José Sant’anna que, como estudioso do folclore brasileiro, realizava exposições sobre o tema na própria escola. Mas o evento tomou grandes proporções. Hoje reúne mais cem mil pessoas entre moradores, turistas, pesquisadores e estudantes”.