Segundo o Art. 3º do Estatuto do Idoso é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Neste mesmo estatuto, no capítulo V (Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer), o Art. 20 diz que o idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.
Pensando nisso, a Cia Cênica, companhia de teatro riopretense, por meio do projeto “CIA CÊNICA – REPERTÓRIO E TERRITÓRIOS”, contemplado pelo Edital de Chamada Pública Nº 04/2014 – Lei de Fomento Nelson Seixas / Lei ‘Cultura para Todos’ – Modalidade Teatro/Circulação, apresenta na próxima segunda-feira (24/08) na sede da Agerip (Associação Geronto Geriátrica de São José do Rio Preto) o espetáculo ‘Auto da Anunciação’, musical contado e cantado que vem conquistando públicos de diversas idades desde 2009. A entrada será GRATUITA e aberta à comunidade.
Sobre a peça
‘Auto da Anunciação’ é sucesso de crítica e público e foi apresentado para mais de 90.000 pessoas. Após mais um longo dia de caminhada, uma comitiva de viajantes sertanejos decide descansar. Ao fazer sua oração, sob a noite iluminada por uma estrela cadente, relembra o nascimento de Jesus. A narrativa desenrola-se em canto, prosa e verso. Com estrutura de musical e utilizando-se da linguagem melodramática, o espetáculo é ambientado em um universo regionalista, apresentando canções que compõem a memória da cultura paulista, como Meu primeiro amor, Ave Maria do Sertão, Sertaneja, Cuitelinho e Flor do Cafezal, entre tantas outras.
Gênero: Teatro musical brasileiro / Espetáculo de Rua
Livre para todos os públicos
Duração: 60 minutos
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Clara Roncati
Direção: Fagner Rodrigues
Elenco: Antonio Bucca, Fagner Rodrigues, Ícaro Negroni, Neto Chiacchio, Simone Moerdaui, Vanessa Palmieri e José Maria Guirado
Sobre a Cia Cênica
Criada em 2007, em São José do Rio Preto (SP), a Cia. Cênica realiza espetáculos esteticamente apurados e populares em suas possibilidades comunicativas. A música, executada ao vivo e inserida como importante componente dramatúrgico, constitui um elemento sempre presente em suas montagens. Além de trabalhos concebidos para palco, a Cia. possui outros elaborados a partir de sua proposta de democratizar o acesso ao teatro, oferecendo também espetáculos de rua e espaços alternativos. Além de ter sido contemplada pelos Editais ProAC 2014 de Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas para Rua e Difusão e Circulação de Espetáculos de Teatro, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e de ter circulado com seus trabalhos por várias unidades do SESI e SESC-SP, a Cia. Cênica traz em seu currículo a participação em importantes festivais internacionais de teatro, como o FIT Belo Horizonte e o FIT São José do Rio Preto, e diversos prêmios conquistados em festivais nacionais. Atualmente, a Cia. Cênica tem cinco espetáculos em circulação: “Sabiás do Sertão – Teatro musical brasileiro em um ato, uma chegança e uma andança”, “Acordes” e “Auto da Anunciação”, além dos infanto-juvenis “Por quê?” e “A Cor Silva”