O armador rio-pretense Rodrigo Del’Arco, 35 anos, também conhecido como Diguinho, do Clube Monte Líbano, embarcou na manhã desta quinta-feira (8) para o Rio de Janeiro. Ele defenderá a Seleção Brasileira de Basquete 3×3 no Mundialito da modalidade, neste próximo domingo (11), no Parque dos Patins, na Lagoa, zona Sul da capital Carioca.
“Recebi a notícia da convocação no final do ano passado, assim que a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulgou o Mundialito. Este ano são quatro equipes, sendo duas do Brasil, uma de Denver (EUA, melhor classificada no Continente Americano) e uma da Sérvia, campeã mundial”, disse Diguinho, que também é coordenador técnico do projeto “Encestando um Sorriso”, do Clube Monte Líbano. O evento terá transmissão ao vivo durante o programa Esporte Espetacular, da TV Globo.
Diguinho vai defender o Brasil Verde, junto com Rogério Klafke, Alessandro Casé e Guto. O Brasil Amarelo será formado por Marcellus Sarmento, Jordan Burger, Carlos Silva Júnior e Juninho.
Com participação nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999), Rogério teve destaque em 2014 no basquete 3×3. Aos 43 anos, ele foi campeão, ao lado de Casé, da Copa América de Basquete 3×3, em janeiro, no mesmo local do Mundialito. Na ocasião, o Brasil derrotou na final o Denver, dos Estados Unidos, equipe que lidera o ranking americano e estará na competição no dia 11 de janeiro.
“Temos uma expectativa de grande equilíbrio no Mundialito. O basquete 3×3 vem crescendo e se tornando cada vez mais atraente para quem gosta de basquete. Tomara que tenhamos sucesso na competição e conquistemos o título”, disse Rogério.
A outra equipe que disputará o Mundialito será o Novi Sad, da Sérvia, atual líder do ranking mundial da FIBA, campeão do FIBA 3×3 All Stars, em Doha, no Qatar, e campeão do FIBA 3×3 World Tour de Tóquio, no Japão.
Os jogos do basquete 3×3 são realizados com duas equipes de três jogadores e um reserva que se enfrentam em meia quadra. A primeira disputa internacional foi realizada nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, em 2010. O Brasil esteve presente nos Campeonatos Mundiais de 2012 (Espanha), 2013 (Indonésia) e 2014 (Rússia) e é o atual campeão masculino e vice feminino do Campeonato Mundial Universitário.
Tabela do Mundialito
Local: Parque dos Patins / Lagoa (Rio de Janeiro)
Dia 11 de Janeiro (Domingo)
Jogo 1 – Brasil Amarelo x Brasil Verde
Jogo 2 – Denver (Estados Unidos) x Novi Sad (Sérvia)
Jogo 3 – Disputa de 3º lugar: Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2
Jogo 4 – Final: Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2
A temporada 2014 do 3×3 no Brasil
Em 2014, a CBB realizou e organizou o FIBA World Tour Rio de Janeiro, o CBB 3×3 Nacional Etapa Final, o CBB 3×3 Etapa Rio de Janeiro, a Seletiva Nacional Sub-18 para os Jogos Olímpicos da Juventude, o Torneio SP 3×3, o 3×3 Universitário Etapa Ribeirão Preto, as Clínicas Técnicas de 3×3 nos Jogos Escolares da Juventude (Londrina e João Pessoa) e a 1ª Copa América de Basquete 3×3, que teve transmissão da TV Globo, a primeira em tevê aberta para o mundo. Além disso, a CBB apoiou o 2º Campeonato Mundial Universitário de Basquete 3×3 e a Liga do Desporto Universitário.