A Alarme – Associação Lar de Menores – comunica que o tradicional Casarão será reinaugurado nesta sexta-feira, às 20h, com um evento para a imprensa e convidados.
O local, que ganha o nome Espaço Casarão, passou por uma reforma em seus mais de 750 metros quadrados nos últimos oito meses com um investimento de R$ 700 mil. Essa verba foi conquistada por meio da Secretaria de Bem Estar Social, na época gerida pelo deputado federal Rodrigo Garcia, que destinou ao projeto o valor de R$ 500 mil, além de promoções, doações de materiais e empréstimos em bancos.
Essa reforma é um dos principais desafios da atual Diretoria da Alarme, presidida pelo empresário Aristides Ullian Filho, já que o Casarão será um espaço multiuso, onde as mais de 600 crianças e adolescentes atendidas pela associação farão as atividades extracurriculares como pintura, dança, judô, artes, arte com reciclagem, costura, atendimento psicossocial individual e em grupo, informática, música, xadrez, jogos e teatro.
Além disso, o Espaço Casarão poderá ser locado para eventos sociais, exposições artísticas e culturais, feiras, entre outros. A renda arrecadada com essas locações será totalmente revertida para a manutenção da instituição.
SOBRE A ALARME
A Alarme, originalmente denominada Consorcio Intermunicipal da Alta Araraquarense para Assistência aos Menores, foi fundada por ilustres rio-pretenses em 1º de Setembro de 1951. Mantida com recursos de prefeituras da região de São José do Rio Preto, interior de SP, a entidade abrigava em regime de internato, crianças e adolescentes do sexo masculino, consideradas em situação de risco, cujas famílias eram ausentes ou incapazes de prover ao menor suas necessidades básicas.
Em 1992, o Consorcio foi transformado em Associação Lar de Menores – ALARME, Entidade Civil Beneficente. Mantida com recursos próprios, da comunidade e da parceria com órgãos públicos. Passou a acolher os menores, incluindo o público feminino, em regime de semi-abrigo.
Em 1999, deu-se a criação da Escola Fundamental Alarme, com atendimento em período integral e mantida com recursos da própria Instituição.
Em 2005, foi criado o Colégio Alarme, de Ensino Fundamental e Médio, com atendimento continuado e planejado das 07 às 17 horas
Atualmente, a Instituição atende a cerca de 600 crianças e adolescentes oferecendo Educação Regular, Educação Complementar através das oficinas, alimentação, material escolar, transporte, assistência odontológica, psicológica e social.