Rio Preto continua com aumento no número de casos positivos de pessoas infectadas pelo coronavírus (Covid-19). Nas últimas 24 horas foram confirmados novos 22 casos de pessoas com a doença.
Nesta quarta-feira, dia 6, o município registra 181 registros confirmados para a Covid-19, com 1.901 pessoas testadas e 1.720 negativados. Desde o início da pandemia, em março, foram atendidos pela saúde local 3.301 pessoas com algum tipo de síndrome gripal.
Em relação aos óbitos o número se manteve em 10 casos. São 59 curados da doença, sendo que dos infectados 67 são profissionais da saúde, 47 foram detectados dentro do Projeto Sentinela e outros 16 por testagens rápidas. Agora, em Rio Preto, o coeficiente de incidência para mortes é de 39 casos por cada 100 mil habitantes.
Em relação aos óbitos – 10 no total – 8 estão na faixa etária superior aos 60 anos, sendo que 3 pessoas tinham 80 anos ou mais.
Outro dado preocupante é que historicamente neste período do ano aumentam os registros de pacientes com problemas respiratórios, tanto leves como graves, a chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
“Doenças respiratórias que levam as pessoas a internação e aumento de óbitos. Provavelmente vamos ter um aumento no número de Covid como causa dessa síndrome respiratória”, diz Baitello.
Somente para a SRAG Rio Preto tem 374 notificados, sendo que 51 deles permanecem internados (38 em enfermarias e 13 em UTI)
“Apensar deste aumento nossa capacidade de atendimento é muito maior. O município está preparado com uma taxa de ocupação que está ao redor de 10 a 25%. Bastante confortável”, diz o assessor especial.
Deste total, 59 já estão recuperados (índice de 32,6%) e 67 infectados são profissionais da saúde.