Rio Preto está ainda melhor para se viver e “socialmente mais próspero”

0
169

Dados divulgados pelo IPEA –Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada- revelam que São José do Rio Preto tem ainda mais qualidade de vida. O estudo fez o levantamento do Índice de Vulnerabilidade Social dos 5.565 municípios do País e a cidade recebeu a classificação muito baixo (0,195%). Isso quer dizer que a população rio-pretense está com melhor renda, morando em residências adequadas e com acesso aos serviços de saúde, educação e assistência.

A pesquisa, denominada ‘O Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros’, também fez a análise integrada do IDH -Índice de Desenvolvimento Humano. Assim, nos casos em que uma região atingiu alto desenvolvimento humano e baixa vulnerabilidade social, considerou-se que o território é “socialmente mais próspero”, o que é o caso de Rio Preto.

“O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) – São José do Rio Preto é 0,797, em 2010, o que situa esse município na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799). A dimensão que mais contribui para o IDHM do município é Longevidade, com índice de 0,846, seguida de Renda, com índice de 0,801, e de Educação, com índice de 0,748” .

O levantamento do IPEA levou em consideração três itens que foram renda e trabalho, capital humano e infraestrutura urbana. A avaliação fez a análise da evolução dos dados de 2000 comparados aos de 2010.

O secretário Municipal de Planejamento Estratégico, Milton de Assis, considera que a boa avaliação de Rio Preto se deve ao aumento na renda das classes B e C. “É a chamada classe média expandida, muito representativa na cidade. Esse público, somado à classe A, passou a movimentar mais o comércio e a indústria. Isso graças aos investimentos públicos e privados, que geram emprego e renda”, ressalta.

Assis reforça que os índices atuais são ainda melhores. “Nós devemos lançar nos próximos dias a Conjuntura Econômica da cidade. Rio Preto é um dos poucos municípios no País que realiza esse levantamento, que é basicamente um diagnóstico do município. E na Conjuntura, com dados de 2014, os números são ainda melhores”, afirmou o secretário.

Fonte e Foto- Prefeitura de Rio Preto

[mp_ads_system ads_system_select=”16056″]