Com novos 48 casos positivos nas últimas 24 horas Rio Preto atinge a marca de 3.479 pessoas contaminadas pelo coronavírus (Covid-19).
Duas novas mortes foram confirmadas no período elevando para 106 o número de óbitos em decorrência da doença.
Dos 3.479 positivos, 2.171 pessoas já se curaram da Covid-19, o que representa 62% do total. Outros 656 registros para a doença são de trabalhadores que atuam na área saúde e 585 apresentaram o quadro mais sério, a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Foram registradas 546 novas notificações de pessoas com quadros gripais leves e 26 dos casos mais graves. São 228 pessoas internadas no momento, sendo 82 em UTI e 146 em enfermarias.
“Um aumento no número de casos nas unidades respiratórias, nas UPAS, dos quadros gripais leves. Um alerta para a população. A situação pode piorar porque essa doença tem um fenômeno explosivo na questão do contato. Quanto mais contato mais doentes vamos ter”, explica o assessor especial da Secretaria de Saúde, André Baitello.
A novidade é que por deliberação do governo do Estado a partir desta quarta-feira, dia 8, começa a ampliação do número de testagem em pacientes sintomáticos. Serão realizados exames de PCR (nasal e de orofaringe) em pessoas com febre e sintomas respiratórios.
O início dos sintomas preferencialmente do 3 aos 7 dias, sendo que é obrigatório o afastamento por 14 dias, com isolamento em casa.
Os exames sorológicos serão feitos após 14 dias dos primeiros sintomas e com agendamento nas unidades de saúde respiratórias.
Os grupos que vão receber a nova testagem são: trabalhadores de saúde com casos suspeitos por Covid-19, trabalhadores da segurança pública, motoristas do transporte público, entregadores de compra por aplicativo ou delivery e pacientes com PCR negativo.
Todos as testagens só serão feitas por meio de agendamento prévio nas seguintes unidades: CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) pelo telefone 3211-1410, UBS Central pelo telefone 3224-8950 e UBSF Renascer no número 3219-0107.