RIOPRETO SHOPPING COMEMORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM INFORMAÇÃO, CULTURA E ARTE

0
263

arte_consciencianegra
Com ideais e ideias na cabeça e muita arte nas mãos, o artista plástico rio-pretense Wilde Maurício assina, de 19 a 26 de novembro, a mostra “Traços e um Povo – releituras da África”, no Riopreto Shopping. O evento será instalado na Praça 4 de Eventos, em frente à loja Drill.
Este evento, organizado pela jornalista Soraya Pericoco da Pericoco Comunicação e Ideias, é para marcar o Dia da Consciência Negra – comemorado há mais de 30 anos por ativistas negros em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares (1695) – o último líder do maior dos quilombos do período colonial – o Quilombo dos Palmares.
O artista está produzindo para este projeto 10 painéis de diversos formatos – todos com desenhos remetendo à arte e à cultura africana e 30 canecas temáticas. Para este trabalho, o artista une técnicas de pintura com tinta acrílica, grafite e desenhos. Para interagir com as crianças e com os visitantes serão realizadas oficinas de artes e intervenções de pinturas ao vivo todos os dias, a partir das 18h, e no sábado e no domingo, das 14h às 18h.
“A África é um berço de cultura de práticas que se renovam e se mantém vivas há mais de 7 mil anos. Este projeto vai muito além de uma mostra de arte, queremos transmitir cultura, informação e, acima de tudo, questionar sobre o verdadeiro significado do Dia da Consciência Negra – acabar de vez com essa abolição inacabada que se arrasta pela história do nosso país”, explica Wilde.