Vivenciar lugares, sensações e acontecimentos através do instante de um clique, registrados em tempos do olhar da autora e capturados em 72 fotografias. Essa é a experiência proposta pela jornalista Chris Rudge Leite, em seu livro “De malas prontas” que será lançado, nesta terça-feira, dia 30 de junho, a partir das 19h, na Praça de Eventos 4, do Riopreto Shopping Center.
Mais do que um registro, o livro é parte da história dos recentes anos de vida da autora, conhecida por seu grande conhecimento na área de viagens. A coletânea reúne imagens que compuseram as edições de 2012, 2013 e 2014 da exposição fotográfica, que leva o mesmo nome da publicação. “O projeto do livro partiu da sugestão de tantos amigos e fãs anônimos, e se concretizou com profissionais detalhistas e patrocinadores empolgados”, ressalta Chris.
Esta é a segunda publicação da autora. Em seu primeiro livro, “Um olhar” (2013), a jornalista trazia poesias, matérias, cartas, contos e citações. No novo trabalho, Chris Rudge Leite apresenta imagens de paisagens e momentos vividos em suas visitas pela América do Sul e Europa e outros tantos lugares.
Na noite de autógrafos, o público vai poder adquirir o “De malas prontas com Chris Rudge Leite” pelo valor de R$25. Após a noite de lançamento, o livro estará disponível para a compra pelo telefone: (17) 3201.1510 . Todo o valor arrecadado com a venda será revertido em prol da Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD de Rio Preto.
Exposição Fotográfica
Em paralelo ao lançamento do livro, a jornalista faz a abertura da 4ª edição da exposição fotográfica de suas viagens. Com o tema “Paris em Sépia – No tempo de seu olhar”, a nova mostra traz 15 imagens inspiradoras da “cidade luz”.
A exposição, que vai até o dia 21 de julho, na Praça de Eventos 4, revela uma Paris, através de fotos em sépia, com ausência das cores vivas, o que traz um ar de mistério e instiga a curiosidade pelos detalhes.
A autora revela que demorou a descobrir seu amor pela capital da França. Foi apenas em sua quarta viagem ao lugar, em 2014, registrada nessas fotografias, que ela descobriu o verdadeiro espírito da cidade, e o porquê de ser uma das capitais mais visitadas do mundo. “Paris sempre me pareceu arrogante, fria, falseada para os turistas. Mas quando saí dos roteiros tradicionais; quando me dei ao direito de passar no Museu D`Orsay, ou jantar no La Tour D`Argent apenas se realmente fosse sentir prazer, e não para poder relatar aos amigos na volta para casa; quando decidi visitar outros ângulos, vagar em horários alternativos, e com clima adverso (chuva, por exemplo), descobri que a alma de Paris mora onde, ou de forma, que eu ainda não havia enxergado”, comenta Chris.
Por ser uma cidade tão culturalmente importante, Paris vive na imaginação de turistas de todo o mundo e nesta exposição, o visitante, convertido em viajante, vai poder fazer seu passeio particular por Paris, desvendar tempo, acontecimentos, surpresas e novidades. “A possibilidade de se olhar um lugar, sem a preocupação do relógio, sem pensar se a fotografia vai ficar bonita ou não, esquecendo as redes sociais, técnicas e regras, pode mudar sua opinião de um objeto ou de um lugar, por onde se passou muitas vezes”, explica a jornalista.
Todas as fotografias da exposição serão doadas à galeria de arte permanente da AACD Rio Preto, para que possam ser apreciadas por todos os seus colaboradores e pacientes. Mais informações sobre a AACD, telefone (17) 3210-1510.