São José do Rio Preto – CAFÉ É TEMA DE PALESTRA NO IBILCE

0
262

http://blogs.msdn.com/mswanson/articles/wallpaper.aspxAlexandre de Kochko, pesquisador do Institut de Recherche pour le Développement (IRD), de Montpellier, França, proferi  a palestra Como a genética contemporânea contribui para a produção agrícola, cuja ênfase é no cultivo de café. A palestra acontece na próxima quinta-feira, dia 17 de julho, às 18h, no Auditório B do Ibilce. A palestra é gratuita e aberta à toda população.

O professor Kochko é Diretor de Pesquisa  no Instituto de Recherche pour le Développement (IRD), no qual dirige a equipe  Evolução e Dinâmica dos Genomas. Sua equipe usa o café como modelo de planta para estudo e participou do sequenciamento do genoma do café Robusta (Conilon).

Alexandre de Kochko é doutor pela Universidade Pierre e Marie Curie (Paris VI). Depois de ter sido contratado pelo IRD, na década de 80, esteve oito anos na Costa do Marfim estudando a diversidade genética de variedades africanas tradicionais da espécie do arroz asiático Oryza sativa. Depois, passou   10 anos nos Estados Unidos, em Missouri e na Califórnia, onde trabalhou com vírus de plantas e  desenvolveu um arroz resistente a uma doença viral  muito frequente no sudeste asiático.

De volta à França em  1999, se interessou pelo café, o recurso vegetal economicamente mais importante e o produto comercial mais exportado pelos países tropicais depois do petróleo. Ele introduziu a genômica no estudo do café usando tecnologias desenvolvidas recentemente, em particular o sequencimento de alto desempenho. Alexandre de Kochko é titular de uma cátedra francesa no campus da UNESP de São José do Rio Preto.

 A palestra

O melhoramento de plantas é um exercício obrigatório para assegurar uma produção agrícola suficiente, tanto em quantidade como em qualidade, para uma população mundial em contínuo crescimento. Os métodos chamados tradicionais continuam sendo usados, mas as novas metodologias se tornaram possíveis graças ao fantático progresso  dos  últimos anos nos domínios da Genética e da Genômica.

Atualmente é possivel se ter um conhecimento global dos genomas por um preço relativamente baixo. Os pesquisadores podem decifrar a mensagem genética contida no DNA dos seres vivos e seguir sua evolução na descedência de cruzamentos realizados para o melhoramento. Os métodos inovadores apoiam-se na biotecnologia, que se desenvolveu há aproximadamente 30 anos.

Em vez de sermos temerosos, por desconhecermos esses métodos, conhecer como a bioteconologia é usada no melhoramento de plantas  é útil a todos desde que sua utilização tona-se mais frequente a cada dia. Além do melhoramento de plantas, considerável progresso do conhecimento científico e de sua aplicação tem sido obtido nos últimos anos graças a essas tecnologias.