Começa hoje, dia 11 de junho, a instalação “Em campo ninguém é santo”, de Daniel Firmino, na Praça 2 de Eventos do Riopreto Shopping. Em alusão à Copa do Mundo, o artista plástico produziu 39 oratórios, sendo 32 representando as seleções participantes do mundial, cinco em homenagem à arbitragem, um em homenagem ao grupo LGBTTT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros – e um que representa uma caixa preta. A instalação acontece até o dia 13 de julho.
Os oratórios representando os times participantes foram pintados com as cores da bandeira do determinado país e traz uma espécie de boneco que caracteriza o jogador, além de um pequeno histórico sobre cada localidade.
Em oratórios religiosos, cinco imagens de santas estarão representando as mães dos juízes em campo. “Quem vive o futebol, sabe que muitas vezes os árbitros são xingados durante a partida e as mães acabam sendo ofendidas por consequência”, comenta Firmino. O oratório LGBTTT também traz a imagem de
São Sebastião, que, segundo o artista, é protetor dos gays.
Esse último oratório e a caixa preta são uma maneira de refletir sobre a discriminação sexual e o preconceito. “A caixa preta é uma espécie de urna interativa, em que as pessoas poderão escrever um tipo de preconceito e depositar na caixa. Depois, no final da exposição, vou ler os bilhetes e farei uma reflexão”, diz.
Daniel começou a produzir a instalação em 2013, com a ajuda de Ito Costa, na área da marcenaria. Os oratórios foram confeccionados em madeira maciça e os objetos são de MDF – exceto as santas. Artista naïf autodidata, Firmino conta que a instalação transpõe a ideia representada em seus quadros. “Eu sempre gostei do futebol, tanto que nos meus quadros eu represento o tema. Além do Brasil ser um país do futebol, é também bastante religioso”, destaca.