Saúde de Rio Preto intensifica vacinação contra febre amarela

0
272

Por orientação da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto intensifica até o próximo dia 30 de junho a vacinação contra febre amarela. A campanha será realizada de forma preventiva devido ao registro recente de um óbito por febre amarela em cidade da região.

De acordo com a enfermeira e gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, a febre amarela é uma doença muito grave, que pode matar, por isso a importância da vacinação para quem ainda não tomou a vacina ou está com a dose em atraso. “Temos a vacina disponível em qualquer uma das 27 unidades de saúde do município”, explica.

O esquema de vacinação, segundo Michela, é composto de duas doses, houve uma alteração no esquema vacinal sendo indicado apenas um único reforço.

“Durante este período de intensificação teremos a antecipação da idade mínima para vacinação de 9 meses para 6 meses de idade em  algumas situações faremos a antecipação do reforço. Nas crianças de 2 a 4 anos que tomaram a primeira dose antes dos 2 anos de idade a dose de reforço já será antecipada. Nas pessoas com mais de 5 anos de idade que receberam a primeira dose antes dos 5 anos de idade o reforço agendado para 10 anos também deverá ser antecipado. A pessoa que comprovar 2 doses da vacina não receberá mais nenhuma dose da vacina”, explica.

Quem já tomou a primeira dose há 10 anos ou mais deve receber o reforço único, orienta a enfermeira.

A vacina, no entanto, não é recomendada para mulheres grávidas, mulheres que estejam amamentando criança com menos de 6 meses de vida, pessoas com doenças ou em tratamento que prejudique a resposta imunológica (HIV/AIDS, quimioterapia, etc) e pessoas com alergia grave ao ovo ou a algum componente da vacina.

Para ser imunizado basta ir até a unidade de saúde mais próxima de casa, com documentos pessoais e, se possível, a caderneta de vacinação. Pessoas que não possuem cadastro na Unidade de Saúde devem levar comprovante de residência.

A febre amarela pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também transmissor de dengue, zika e chikungunya. “Para quem não se vacinou ou está com o reforço em atraso, a recomendação é atualizar a vacina e evitar áreas de mata e beira de rios. A imunidade contra a doença só aparece depois de 10 dias da vacinação, explica a enfermeira”.

[mp_ads_system ads_system_select=”15990″]