DIA 14. Sexta
Continua nesta sexta, sábado e domingo o curso DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA E A PLATEIA COMO FUNÇÃO DRAMÁTICA – POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO, que começa na quinta-feira, dia 13, na Sala de Uso Múltiplo do Sesc. O propósito, como o título revela, é investigar possibilidades dramáticas da plateia na dramaturgia contemporânea. As inscrições estão sendo realizadas na Central de Atendimento. O curso vai das 18h às 21h na sexta, e das 15h às 19h no sábado e domingo.
Depois de atrair mais de 1300 pessoas na primeira sexta-feira do mês, com a banda rio-pretense ‘Chá de Lua’, o projeto ‘Na Batida do Reggae’ convida o trio feminino FILOSOFIA REGGAE para fazer a festa na noite desta sexta, dia 14, no palco da Comedoria. A apresentação começa às 21h, de graça. O grupo, criado em outubro de 2003, apresenta as músicas mais pedidas de seus dois álbuns autorais, incluindo o sucesso “Sentimento Bom”, além de clássicos do ritmo jamaicano.
DIA 15. Sábado
Às 17h, no palco da Comedoria, tem MADAME NO SAMBA de graça. E desta vez não é para proibir que ele aconteça, como faz a madame cantada por Haroldo Barbosa e Janet Almeida em 1956. Pelo contrário, Regina Dias quer mais é pedir passagem para o samba. No show “Madame no Samba”, apresentado em bares e espaços culturais das regiões de São Carlos e Ribeirão Preto, a madame abrilhanta o ambiente com todo quanto é tipo de samba, como raiz, sincopado, partido alto e outros. A apresentação é parte do projeto SAMBADOSesc e vai até às 18h30.
A Cia. Discípulos do Ritmo apresenta um espetáculo de dança gratuito às 20h no palco do Teatro. Em URBANÓIDES 2.0, parte integrante do projeto Sesc Verão, que neste fim de semana aborda o tema “dança”, o espetáculo mostra como os centros urbanos atraem as pessoas, capturando-as e seduzindo-as, prometendo a realização de seus sonhos. A retribuição, porém, é uma vida entregue ao trabalho e o tempo, implacável, envelhece a cidade. Quem se importa, já que os urbanóides são como corpos vazios caminhando rumo a uma civilização “ideal”?. A atividade é gratuita com ingressos distribuídos na Central de Atendimento a partir das 19h.
DIA 16. Domingo
Domingo é o ÚLTIMO DIA da visitação pública da exposição que transmite em imagens a poesia de um dos poetas brasileiros vivos mais importantes. OLHOS DE BARROS – A POESIA DE MANOEL pode ser visitada nos dias de semana das 13h30 às 21h30 e somente neste fim de semana, das 10h até às 18h30 de domingo. A mostra que a sucede é a exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa, ESTAÇÃO DA LÍNGUA, que será disponibilizada para o público, gratuitamente, a partir do dia 26 deste mês.
CAÇADORES DE HISTÓRIAS é uma intervenção artística que acontece às 15h na Área de Convivência do Sesc, antecedendo o espetáculo infantil que acontece às 15h30 no Teatro. Quem estiver próximo do local, encontrará Livrósio e Livrela em sua caça por histórias junto ao público mirim, incentivando as crianças a ajuda-los em sua busca por objetos carregados de narrativas, fábulas, mitos e contos, com muita imaginação, aventura, emoção e sensibilidade.
Adaptação cênica do conto homônimo de Serguei Prokofievk, PEDRO E O LOBO apresenta dois palhaços que resolvem viver a história dos personagens do título. Manipulando adereços de pano e espuma e vestindo máscaras e figurinos especiais, os atores expõem a aventura lúdica e
dinâmica vivida pelos personagens. A peça é apresentada às 15h30, gratuitamente, no Teatro do Sesc, com ingressos distribuídos com uma hora de antecedência.
Acompanhada por Daniel Verlotta na percussão e Lucas Rocha na guitarra, RENATA ORTUNHO é a convidada deste domingo do projeto Tardes Musicais. No palco da Comedoria a partir das 17h, ela mostra um show com estilo diferenciado de rock and roll, explorando grandes sucessos de bandas nacionais e internacionais da década de 70, como Creedence Clearwater Revival, The Beatles, Ray Charles, Secos e Molhados, Tutti Frutti, entre outras. O show vai até às 18h30, aberto a todo o público.
Com dramaturgia e atuação de Homero Ferreira, da Cia. Hecatombe, o Sesc termina o domingo com apresentação do espetáculo LONGOS ANOS, às 18h, no Teatro. Com ingressos distribuídos gratuitamente a partir das 17h, a peça a história de Bete e o significado libertador que o retorno de sua irmã gêmea Joana traz. Enquanto Bete se manteve ao lado da avó, Joana trilhou um caminho de vida brilhante e hoje o que ela mais quer, agora que sua avó se foi, é realizar os planos que construiu durante todo este tempo na velha casa de antes e sempre. Joana quer apenas desfazer os mal-entendidos do tempo e poder dizer somente a verdade. Nesta sessão, o ator recebe um convidado desconhecido, que lê da plateia a personagem Joana. Após a sessão, debate com o dramaturgo Pedro Brício.