Para promover e valorizar o ato de brincar, o Sesc Rio Preto programou diversas atividades para as crianças no dia 26, quinta, das 10h às 18h, no Ginásio de Esportes da unidade.
Brincadeiras de rua, caça ao tesouro e brinquedos do “arco da velha” estão na programação
Peão, peteca, betes, mãe da rua. Passadas de geração para geração as chamadas brincadeiras de rua, além de divertir, são essenciais para a formação da criança. Mas com tanta tecnologia disputando a atenção dos pequenos cada vez mais cedo, essas atividades acabam sendo deixadas de lado.
A Semana Mundial do Brincar, comemorada este ano de 22 a 28 de maio em todo país, é uma mobilização promovida pela Aliança pela Infância, que em conjunto de pais, educadores e instituições tem como objetivo ressaltar a importância do brincar na sociedade. A ideia dessa iniciativa é que famílias, educadores e adultos em geral estimulem e propiciem lugar e tempo para a criança brincar.
É através das brincadeiras que as crianças exercitam a criatividade e a imaginação, desenvolvem o contato social, a capacidade de resolver problemas e garantem uma boa saúde. Por isso, o Sesc Rio Preto, em parceira com a Aliança pela Infância, proporciona um local destinado à diversas atividades para as crianças se divertirem com brincadeiras novas e antigas, além de muitas aventuras.
“O brincar na infância é fonte de aprendizado e de lazer, uma maneira da criança se relacionar com outras crianças e reforçar o vínculo com os pais. Por isso, a Semana Mundial do Brincar é uma ótima oportunidade de resgatar e apresentar diversas brincadeiras para elas”, afirma o técnico de programação Rodrigo Machado.
Uma delas é a vivência “Se Essa Rua Fosse Minha”, que será das 10h às 18h, em que o espaço criado proporciona momentos com novas e antigas brincadeiras de rua, como caça ao tesouro, peão, peteca, bola de gude, betes, mãe da rua, entre outros. Além de propiciar um espaço de criatividade com a invenção de novas brincadeiras coletivamente.
Na “Rua do Balacobaco” vários utensílios usados nas brincadeiras de rua ficarão à disposição dos participantes para replicarem ou criarem suas próprias brincadeiras. Já o “Decifradin do Escondidin”, das 15h às 16h, os instrutores da equipe Tizanga movem uma caça ao tesouro em busca dos símbolos perdidos em meio a uma aventura criada pelos participantes.
Em o “Baú da Vovó” brinquedos populares do “arco da velha” ficarão dispostos em um grande baú para pegar e brincar da maneira que a vontade mandar.
Todas as atividades da Semana Mundial do Brincar são gratuitas e acontecerão no dia 26, quinta, no Ginásio de Esportes do Sesc Rio Preto. Não é necessário se inscrever, apenas chegar e se divertir.