Sesc Rio Preto exibe os “Injustiçados do Oscar”

0
216

oscars

 

A cerimônia do Oscar, ou Academy Awards, acontece desde 1929, nos  Estados Unidos. Entre as categorias selecionadas pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood, a mais aguardada é de melhor filme do ano. Além de uma estatueta folheada a ouro, os premiados passam a ter prestígio e reconhecimento em todo mundo.

O que ninguém conta é que os clássicos, aqueles filmes que ficam guardados na memória dos espectadores por diversos motivos, seja uma cena, uma trilha sonora ou uma atuação de destaque, nem sempre são os escolhidos pelo corpo de jurados. Pensando nisso, o Sesc Rio Preto realiza, de 6 a 17 de março, a mostra “Injustiçados do Oscar”, em memória aos filmes que ficaram tão ou mais famosos quanto os premiados na cerimônia.

O evento terá curadoria de Inácio Araújo, crítico de cinema do jornal Folha de São Paulo e autor de livros relacionados. Além da exibição de uma série de filmes selecionados pelo jornalista, a mostra trará atividades formativas com o objetivo de destacar profissionais do cinema que tornaram-se referência, mas foram ignorados pelos críticos da Academia. Tudo será gratuito

A abertura da mostra será no melhor estilo Red Carpet na próxima sexta, dia 6, às 20h, no Teatro. “Teremos várias surpresas, mas adiantamos que teremos atores fazendo uma intervenção em homenagem ao Oscar. Tudo será coordenado pelo Jorge Vermelho, ator e diretor teatral da cidade”, explica Ana Paula Ambrósio, técnica de programação do Sesc Rio Preto. Para as exibições de filmes, o ingresso deve ser retirado com uma hora de antecedência.
Programação completa:

Red Carpet – Abertura com performances artísticas

Dia 6, sexta-feira, às 19h

Grátis

“Psicose”, de Alfred Hitchcock

Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e acaba em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

Dia 6, sexta-feira, às 20h

Grátis

“Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”, de Mike Nichols

George (Richard Burton), um professor universitário e Martha (Elizabeth Taylor), sua esposa, que é também filha do reitor, recebem no final da noite Nick (George Segal), um jovem professor, e Honey (Sandy Dennis), sua mulher. À medida que a noite avança, as confissões entre os quatro se tornam mais ácidas e a verdade se torna algo muito deprimente.

Dia 7, sábado, às 17h

Grátis

“Vestida para Matar”, de Brian De Palma

Um terapeuta de Manhattan, o Dr. Robert Elliott (Michael Caine), enfrenta o momento mais aterrorizante de sua vida, quando um assassino psicopata começa a atacar as mulheres de sua vida – usando uma navalha roubada de seu escritório. Desesperado para encontrar o assassino antes que outra pessoa seja ferida, Elliott logo se vê envolvido em um mundo de escusos e perturbadores desejos.

Dia 8, domingo, às 17h

Grátis

“A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, de Tim Burton

Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane (Johnny Depp), um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.

Dia 10, terça-feira, às 20h

Grátis

“O professor aloprado”, de Jerry Lee Lewis

Um professor feio e desajeitado (Jerry Lewis) é ridicularizado por diversas pessoas, mas só após ele ser humilhado pelo treinador na frente de sua turma e de uma bela estudante é que ele decide criar uma poção que o transforma em um indivíduo atraente. Mas como os efeitos não são permanentes, ele se vê metidos em situações complicadas quando sua real aparência toma conta do seu corpo.

Dia 11, quarta-feira, às 20h

Grátis

“Scarface – A vergonha de uma nação”, de Howard Hawks

Na Chicago dos anos 20, um gângster (Paul Muni) mata um rival do seu chefe e rapidamente ganha destaque dentro da quadrilha. Ele espera o momento exato para assassinar seu chefe e se tornar o novo líder do bando, mas o fato de sua irmã (Ann Dvorak), por quem ele sente uma paixão incestuosa, estar envolvida com seu homem de confiança (George Raft) o deixa totalmente abalado. Este fato gerará trágicas consequências.

Dia 12, quinta-feira, às 20h

Grátis

Os Injustiçados do Oscar – bate-papo com Inácio Araújo

Dia 12, quinta-feira, às 21h30
Grátis
“Clamor do Sexo”, de Elia Kazan

Bud Stamper (Warren Beatty) e Deanie Loomis (Natalie Wood) são dois jovens apaixonados impedidos de consumarem seu amor. Bud, capitão do time do colégio, sofre com a pressão do pai – que deseja que ele vá para a universidade – e a má fama da irmã, Ginny (Barbara Loden). Enquanto isso a sensível Deanie não sabe mais como lidar com sua sexualidade reprimida, o que acaba afetando sua razão e prejudicando o relacionamento com Bud.

Dia 13, sexta-feira, às 20h

Grátis

A História do Oscar – Cinema Como Arte e Política – Curso com o crítico de cinema Felipe Brida.

Dia 14, sábado, às 14h

Grátis

“Paixões que Alucinam”, de Samuel Fuller

O presunçoso e respeitado jornalista Johnny Barrett (Peter Breck) compromete-se a resolver um assassinato cometido num hospício. Para tanto, ele se interna como louco na própria instituição, mesmo sob protestos da namorada, a stripper Cathy (Constance Towers). A princípio, o jornalista sente prazer em simular sua loucura, mas, aos poucos, perde sua lucidez em contatos com os outros internos, principalmente com os que testemunharam o assassinato.

Dia 14, sábado, 15h

Grátis

“O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola

Don Vito Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma família de ítalo-americanos que ascendeu economicamente em Nova York, desde que fugiu da Itália após ver sua família ser despedaçada por gângsteres locais. Sollozzo (Al Lettieri), um gângster que tem apoio de uma família rival, encabeçada por Phillip Tattaglia (Victor Rendina) conta para a família que ele pretende estabelecer um grande esquema de vendas de narcóticos em Nova York, mas exige permissão e proteção política de Vito para agir. Don Corleone recusa, pois está satisfeito em operar com jogo, mulheres e proteção. Isto será apenas a ponta do iceberg de uma mortal luta entre as “famílias”.

Dia 14, sábado, às 17h

Grátis
“Taxi Driver”, de Martin Scorsese

Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta Após a exibição, bate-papo com o cineasta Alexandre Estevanato
Dia 15, domingo, às 17h.

Grátis

 

“No Silêncio de Uma Cidade”, de Fritz Lang

A morte do magnata da mídia Amos Kyne (Robert Warwick) provoca uma disputa de poder nas suas empresas. Ao mesmo tempo, Nova Iorque sofre com os ataques de um serial killer de mulheres. Edward Mobley (Dana Andrews) precisa capturar o assassino, evitar que as empresas Kyne caiam em mãos erradas e ainda tentar salvar seu relacionamento do fim.
Dia 17, terça-feira, às 20h
Grátis