Bate-papos, oficinas e exibição de filmes com o tema discutem questões ambientais voltadas para as áreas urbanas
No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Sesc São Paulo apresenta ações educativas que estimulam a percepção sobre como lidamos com as questões ambientais, com destaque para as áreas verdes urbanas. O propósito é difundir o debate sobre sustentabilidade. No Sesc Rio Preto, bate-papos sobre agricultura urbana, produção artesanal de produtos derivados de plantas e ervas aromáticas, exibição de filme e oficinas fazem parte da programação.
Falar sobre o meio ambiente, os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais é uma atitude cada vez mais urgente, já que a Natureza tem se apresentado inquieta. “Algumas atitudes, além de evitar danos ao meio ambiente, podem contribuir para uma alimentação mais saudável, como também se tornar fonte de renda”, afirma Daniela Monte Rosa, técnica de programação do Sesc.
Neste domingo, 5, o químico ambiental Gustavo Prione participa da bate-papo “Agricultura Urbana: Ocupação Consciente de Espaços Públicos”, que tem início às 14h. No encontro seão abordados os benefícios que o exercício da agricultura urbana promove, que vão muito além dos nutricionais, como o desenvolvimento de laços de vida comunitária, alimentação mais saudável e confiável e melhor gestão de resíduos sólidos orgânicos. Para participar os interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou na Central de Atendimento.
Durante três sextas-feiras, de 10 a 24, das 16h30 às 18h30, o grupo Caeté apresenta em módulos os conceitos de produção artesanal de produtos alternativos, que não produzem danos ao meio ambiente, utilizando plantas e ervas aromáticas como matérias primas básicas. Também é necessário se inscrever.
A criação de um sensor de umidade do solo, utilizando agulhas de tatuador e a plataforma eletrônica Arduíno para obter informações do solo e visualizá-las na tela de computadores faz parte da oficina “Sensor de Umidade do Solo”, com educador do Sesc. As aulas são sequenciais e serão nos dias 11 e 25, sábados, das 16h30 às 18h, com inscrições no local.
A criançada também pode aprender sobre o tema com a exibição do filme “O Lorax: em Busca da Trúfula Perdida”, no dia 12, domingo, às 15h. Nessa animação, Ted descobre que o sonho de Audrey é ver uma árvore, algo em extinção. Disposto a realizar este desejo ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida.
Fechando a programação, o artesão Antonio Alberto Cancela ensina a construção de um móvel para áreas verdes a partir do uso de pallets, transformando o descarte desordenado em movelaria sustentável. Além disso, o lixo transformado em arte útil para ser reintegrado ao meio ambiente possibilita geração de renda e inclusão social. A oficina será nos dias 25 a 26, sábado e domingo, das 10h às 17h. Inscrições e lista de materiais pelo e-mail [email protected] ou na Central de Atendimento.