O projeto Espaço Galeria SESI-SP apresenta entre 02 de setembro e 15 de outubro, no SESI São José do Rio Preto, a exposição Dalí: A Divina Comédia. Na mostra, xilogravuras baseadas em aquarelas do espanhol Salvador Dalí apoiam-se na estrutura literária usada pelo italiano Dante Alighieri para narrar a viagem de Dante entre o Inferno, o Purgatório e o Paraíso em A Divina Comédia.
A visitação é gratuita e pode ser realizada de terça a sexta, das 9h às 20h, aos sábados das 13h às 17h, exceto feriados.
O Poema Sagrado de Dante
Cem são os cantos que compõem O Poema Sagrado de Dante, e cem são as aquarelas ambientadas neles. Dalí pintou as obras e trabalhou por cinco anos em um sistema para que elas pudessem ser reproduzidas mecanicamente. Para isto, teve ajuda dos gravadores Raymond Jacquet e Jean Taricco, que fizeram 35 placas com 3.500 blocos xilográficos para reproduzir as aquarelas peça por peça.
Nos anos 1960, as xilogravuras foram publicadas por uma editora francesa em seis volumes, contendo as obras completas com o texto de Dante. Foi também produzido um número limitado de livros com as cem ilustrações de Dalí, organizadas como um conjunto em três pastas.
Além de Dalí, outros grandes artistas ilustraram A Divina Comédia, como Sandro Botticelli, William Blake e Gustave Doré. Mas o destaque das ilustrações de Dalí, assim como em outras obras suas, é o rompimento de padrões e a combinação harmoniosa de estilos, desde o classicismo greco-romano ao escorço barroco e o surrealismo.
Sobre Salvador Dalí
Salvador Felip Jacint Dalí i Domènec, conhecido como Salvador Dalí, foi um pintor espanhol considerado um dos maiores representantes do surrealismo. Nascido em Figueras, no dia 11 de maio de 1904, morreu em sua própria cidade natal em 23 de janeiro de 1989.
Admirador da arte renascentista, este grande desenhista apaixonado por escultura, moda, fotografia e cinema criou um estilo pessoal facilmente reconhecível pela sua imaginação excêntrica. Entre os seus símbolos iconográficos temos os relógios moles, elefantes, ovos, formigas e caracóis. Dalí produziu cerca de 1.500 pinturas, inúmeras ilustrações para livros, litografias, desenhos de cenografias, vestuários e um número considerável de desenhos, esculturas e projetos paralelos para fotografia e cinema durante sua frutífera carreira.
Dalí propôs o método paranoico-crítico como uma forma de apreciar a realidade longe do racional, encontrando ligações entre objetos aparentemente desconexos. Ele o descreveu como um “método espontâneo de conhecimento irracional baseado na objetividade crítica e sistemática das associações e interpretações dos fenômenos delirantes”. Várias ilustrações da A Divina Comédia surgem com essa maneira de ver o cosmos dantesco e de reescrever os cantos da vida e da morte.
Espaço Galeria SESI-SP – Exposição Dalí: A Divina Comédia
Local: Teatro do SESI São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656
Período expositivo: de 02 de setembro a 15 de outubro de 2016 – de terça a sexta, das 08h às 20h. Sábado das 13h às 17h.
Informações e agendamento para visitas educativas: (17) 3224-6611
Entrada gratuita