A Shift, empresa rio-pretense que se destaca no segmento de tecnologia para laboratórios clínicos, está entre as cem Melhores Empresas para Trabalhar 2014, no setor de tecnologia da informação. A lista, elaborada pelo Instituto Great Place to Work, uma consultoria especializada em ambientes de trabalho em mais de 53 países, foi divulgada na última quinta-feira (07/08).
Essa foi a primeira que a Shift se inscreveu para participar da avaliação, já figurando entre as empresas líderes do setor no País. Segundo o diretor da empresa, Marcelo Lorencin, a posição conquistada reforça os valores da empresa e as diretrizes estratégicas de buscar a vanguarda tecnológica e a transparência no relacionamento com colaborares, clientes e parceiros. “Não tenho palavras para dizer o quanto estou feliz com esta conquista. Nossa jornada é feita com pioneirismo, evolução, verdade, respeito, equilíbrio e relacionamento e, ao ver que esses foram atributos percebidos nessa avaliação, sinto grande orgulho”.
Para participar da pesquisa do GPTW, a Shift se submeteu a um longo processo de avaliação e teve que responder a dois questionários – um para colaboradores (correspondente a dois terços da nota final) e outro para gestores da área de RH (correspondente a um terço da nota final). Ambas as avaliações são desenvolvidas para diagnosticar como as empresas lidam com as nove práticas culturais que o GPTW considera essenciais: inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, contratar e receber, celebrar e compartilhar. Finalizados os questionários, o GPTW avalia as respostas e verifica quais as melhores empresas para se trabalhar. “Além de mostrar que estamos no caminho certo, a pesquisa nos permitiu ouvir nossos profissionais, já que as experiências deles impactam diretamente no crescimento da nossa empresa”, afirma Lorencin.
Jeito Shift
Pesquisas do setor de recursos humanos apontam que, cada vez mais, o principal motivo para o colaborador se manter na empresa é a identificação com ela. “Benefícios intangíveis, como liderança inspiradora, clima organizacional, treinamentos, entre outras coisas, são fundamentais para atrair talentos e diminuir a rotatividade”, destaca Ana Carolina Verdi Braga, gestora de recursos humanos e diretora do Cegente, empresa de consultoria empresarial.
É nessa perspectiva que a Shift vem investindo. A empresa se preocupa com a forma de se comunicar com seus clientes, parceiros e colaboradores e com o jeito de conduzir de maneira íntegra e consistente a sua visão, que é ser líder nacional e se tornar referência em tecnologia da informação no setor da saúde.
Um exemplo desse posicionamento é o apoio ao desenvolvimento profissional de cada colaborador. Eles participam frequentemente de eventos e congressos nacionais e internacionais, têm reuniões de feedback com os líderes da empresa, são envolvidos em todos os projetos e se sentem reconhecidos a cada conquista. “Realizamos, anualmente, um plano tático de treinamento para toda a equipe. A cada nova conquista dos colaboradores, buscamos celebrar e divulgar esse novo conhecimento. Além disso, são realizadas avaliações de desempenho, nas quais nos apoiamos para realizar promoções e preencher as vagas que surgem. Essa ‘mobilidade’ estimula ainda mais a aquisição de novos conhecimentos”, explica o coordenador de comunicação corporativa da Shift, Rodrigo Figueira.
Nova sede ressalta valores da Shift
Com o intuito de dar condições de trabalho ainda melhores aos colaboradores e aumentar a sensação de orgulho de fazer parte da empresa, a Shift acaba de inaugurar uma ampla sede, ocupando dois andares de um prédio no centro de Rio Preto, com salas decoradas com obras de artistas rio-pretenses e área de lazer no terraço. “Tornar o ambiente de trabalho acolhedor é uma das premissas da Shift, pois a criação e a manutenção de um ambiente estão totalmente ligadas ao conforto, ao bem-estar e à construção de laços fraternos entre todos da equipe”, declara Lorencin.
Sobre a Shift
Sediada em São José do Rio Preto/SP, a Shift conta com 113 colaboradores e mais de 100 clientes espalhados em mais de 20 estados brasileiros. Mensalmente, são atendidos pelos sistemas Shift mais de 2 milhões de pacientes, realizando cerca de 13 milhões de exames.