Cerca de 6 mil novos postos de trabalho devem ser criados entre os meses de novembro e dezembro de 2014 para atender à demanda das vendas do Natal e Ano Novo, de acordo com estimativas da Associação Paulista de Supermercados (APAS).
O número é inferior ao verificado em anos anteriores. Nos últimos anos, as contratações nos meses de novembro e dezembro se elevaram consideravelmente, sendo 7.247 colaboradores adicionais em 2013, 11.031 em 2012, 6.677 em 2011 e 10.323 em 2010.
De acordo com o economista, gerente do departamento de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, a queda nos números projetados, em relação aos anos anteriores, está diretamente relacionada à desaceleração da economia.
Números de setembro
Cerca de 860 novos empregos foram gerados pelo setor supermercadista somente no mês de setembro, de acordo com levantamento da Associação Paulista de Supermercados (APAS). Na comparação com o mês de agosto, o aumento foi de 0,17% e, se compararmos com os últimos 12 meses, a alta é de 3,44%, totalizando 507.759 colaboradores empregados no setor supermercadista em todo o estado de São Paulo.
Os dados são referentes aos comércios varejistas listados entre os supermercados, hipermercados, atacados de produtos de alimentos e bebidas, minimercados, mercearias, armazéns e comércio de hortifrutigranjeiros.
Com relação aos supermercados e hipermercados, a evolução mensal foi mais modesta, registrando alta de 0,01%, o que representa apenas 20 vagas adicionais, totalizando 349.295 colaboradores.
O setor supermercadista possui demanda elevada por mão-de-obra, principalmente de colaboradores qualificados. Há ainda algumas áreas que são mais carentes, como as áreas operacionais (açougue, padaria, entre outras), segundo informações da APAS.
Conforme destacou o gerente do departamento de Economia e Pesquisa, Rodrigo Mariano, a rotatividade no setor ainda é elevada e requer atenção no que diz respeito à contratação e retenção de talentos. “Os supermercadistas estão atentos com relação a essa rotatividade e por isso investem em treinamentos e desenvolvimento de seus colaboradores”.
Ele salientou que, mesmo com a carência de mão-de-obra qualificada, o setor vem contratando em patamar superior a outras atividades econômicas.
Brasil
O setor supermercadista brasileiro totaliza 1.808.432 colaboradores. Se listarmos apenas supermercados e hipermercados, o total é de 1.150.122. No mês de setembro, houve a contratação de 25.731 funcionários no setor supermercadista, um crescimento de 1,5% com relação a setembro de 2013, ao passo que 24.873 funcionários foram demitidos, aumento de 5,6% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Nota Metodológica: A Pesquisa de Emprego dos Supermercados apura mensalmente o comportamento do emprego no setor supermercadista através de dados do CAGED (Cadastro Geral De Empregados E Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. São coletados dados sobre a Admissão, Demissão, Saldo Mensal e Saldo Total de funcionários ligados a atividade supermercadista, e os indicadores apontam a evolução e o comportamento do setor ao longo do tempo.
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.299 associados, que somam cerca de 3 mil lojas.