TEATRO DO SESI SÃO JOSÉ DO RIO PRETO APRESENTA TETÊ ESPÍNDOLA

0
442

             No próximo dia 12 de abril, às 20h, o Teatro do Sesi São José do Rio Preto apresenta o show Entre…, da cantora Tetê Espíndola. A entrada é gratuita.

O repertório é composto por uma seleção de canções de seu mais novo trabalho, o álbum duplo Pássaros na Garganta – de 1982, remasterizado – e Asas do Etéreo – inédito –, lançado em 2014. Acompanhada por Felix Wagner no piano, a compositora interpreta canções que representam momentos da sua trajetória, como o início de sua carreira com o Lírio Selvagem; a formação da vanguarda paulista com Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção; os festivais que a consagraram ao grande público; os experimentalismos com os sons de pássaros e temáticas da natureza e as memórias musicais, no papel de intérprete de clássicos brasileiros e da música de raiz.

 

Sobre Tetê Espíndola

Regionalista de coração e alma, a sul-mato-grossense Tetê Espíndola chegou a São Paulo no final dos anos 1970 e, ao lado de seus irmãos Geraldo, Celito e Alzira, lançou o LP Tetê e o Lírio Selvagem no ano de 78, iniciando seu caminho discográfico marcado pela inquietude, ousadia e experimentalismo.

Ainda na capital paulista, Tetê gravou seu primeiro álbum solo, intitulado Piraretã, que conta com a primeira gravação em estúdio de Almir Sater e a canção Tamarana, de Arrigo Barnabé.

Após diversas turnês pelo Brasil e apresentações internacionais, a artista retorna ao estúdio no ano de 1982 para gravar o disco Pássaros na Garganta, grande marco em sua carreira; que será relançado em CD em 2012.

No ano de 1985, Tetê alcançou a popularidade e grande vendagem/execução após vencer o Festival dos Festivais, promovido pela Rede Globo, ao interpretar a canção Escrito nas Estrelas, de Arnaldo Black e Carlos Rennó. O cinema é capitulo especial na história de Tetê. Já em 1987, ela compõe a trilha sonora do filme nacional Mônica e a Sereia do Rio.

A artista é a responsável pela pesquisa sobre os sons dos pássaros da Amazônia e do Pantanal, premiada pela Fundação Vitae, e que resultou no disco independente Ouvir (1991).

Baladas como Ajoelha e Reza e Nossos Momentos, da lavra de Black/Rennó foram gravadas por Tetê no disco Só Tetê (1994), com direção musical de Arrigo Barnabé. Os álbuns Canção do Amor, Anahí, Voz, Voix, Voice e Zen Cinema são marcantes e consumidos por um público atento e fiel.

 

Ficha Técnica

Voz e craviola: Tetê Espíndola

Piano: Felix Wagner

 

Repertório

É necessário, de Geraldo Espindola

Vida cigana, de Geraldo Espindola

Tamarana, de Arrigo Barnabé e Paulo Barnabé

Refazenda, de Gilberto Gil

Ibiporã, de Arrigo Barnabé

Sertaneja, de René Bittencourt

Londrina, de Arrigo Barnabé

Escrito nas estrelas, de Arnaldo Black e Carlos Rennó

O meu amor, de Chico Buarque

Coração doidinho, de Arnaldo Black

Na chapada, de Tetê e Carlos Rennó

Ajoelha e reza, de Arnaldo Black e Carlos Rennó

Noite torta, de Itamar Assumpção

Umbigo, de Chico Cesar e Arnaldo Black

Pausa, de Philippe Kadosch e Arnaldo Black

Ôm pela paz, de Tetê e Humberto Espindola

Vulgar, de Hilton Haw e Arnaldo Black

Poema da lesma, de Tetê e Manoel de Barros

Pássaros, de Tetê

Convite, de Tetê e Carol Ribeiro

Passarinhada, de Tetê e Sergio Espindola

Uni-versos, de Tetê e Marta Catunda

Trem das onze, de Adoniran Barbosa

 

SERVIÇO

Local: Teatro do Sesi São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656, Vila Elvira

AVCB: 0101294  Alvará: 1256290

Data e horário: 12 de abril de 2014 – sábado – 20 horas

Capacidade: 376 lugares e 08 para cadeirantes

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: livre

Informações: 17 3224-2499

Gênero: música popular

Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início da apresentação