A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua Vigilância Sanitária, retomou nesta semana a fiscalização. Serão visitados bares, restaurantes e outros estabelecimentos noturnos que trabalham com alimentação. De acordo com a gerente da Vigilância, farmacêutica Míriam Wowk dos Santos Silva, o trabalho volta a ser de rotina. Havia sido reduzido por corte nas horas extras dos funcionários há cerca de 3 anos.
Em muitos casos, os próprios clientes dos estabelecimentos denunciam irregularidades em relação a higiene, conservação dos alimentos ou por terem passado mal após se alimentar.
“Nossa tarefa, na rotina ou diante de denúncias, é inspecionar a cozinha, a manutenção ou o armazenamento dos produtos utilizados, se está tudo em ordem, se está tudo limpo, se a temperatura das geladeiras está ideal para a conservação dos ingredientes, enfim, tudo o que interfira no produto final a ser servido”, disse a gerente.
Na retomada dos trabalhos, nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, as inspeções, chamadas de “mutirão noturno”, contaram com duas equipes. Uma delas, que percorreu área com trânsito mais leve e estabelecimentos próximos uns dos outros, inspecionou sete locais. A outra, com trânsito mais pesado, locomoção mais lenta, fiscalizou quatro.
Vigilância Sanitária vê irregularidades
“Outra coisa que interfere no número de visitas é o registro das irregularidades e a lista de exigências feitas aos proprietários. É preciso anotar tudo para cobrar ações de adequação aos princípios das saúde pública. Isso causa uma demora inevitável”, explica.
O mutirão noturno é realizado às quartas-feiras, quintas e aos finais de semana.
“Em fim de semana, algumas padarias priorizam atividades paralelas, como a venda de frango assado, por exemplo. Isso também exige fiscalização.”
Com o corte das horas extras, há 3 anos, a fiscalização passou a ser feita apenas uma vez por semana, com uma única equipe. “Era insuficiente. Os processos se acumularam. Agora, com estes mutirões e com duas equipes, queremos pôr em dia o serviço”, finaliza a gerente.