Retomando o mais tradicional evento esportivo da Estância Turística de Olímpia, a cidade realiza neste domingo, dia 01 de maio, a 43ª edição da Corrida e Caminhada Pedestre do Trabalhador, marcando o feriado do Dia Mundial do Trabalho.
A competição não ocorreu nos últimos dois anos devido à pandemia e, agora, volta em 2022 com sucesso de inscrições, reunindo cerca de 600 atletas de Olímpia e região.
A prova é uma das únicas com participação gratuita para os corredores, o que justifica a grande procura e o preenchimento de todas as vagas. A organização é da ALCER – Associação de Lazer, Cultura e Esporte Rio Pretense, em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
Neste ano, a Corrida e a Caminhada contarão com um novo ponto de largada e chegada, que será a Av. Benatti, na Praça da Irmanação com a Grécia, onde está localizado o monumento da Deusa Nikki. A competição tem início previsto às 8 horas, sendo que o kit será entregue aos inscritos, das 6h30 às 7h30.
A corrida terá um percurso de 7 quilômetros e a caminhada de 3 quilômetros. Os atletas corredores serão divididos por categoria e os primeiros colocados de cada uma, serão premiados.
INTERDIÇÕES NO TRÂNSITO
Devido ao trajeto da prova, o trânsito nas proximidades passará por algumas interdições temporárias, durante a manhã do domingo, com o apoio da Prodem e da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana. A principal delas será na Avenida Benatti, a partir da rotatória do estacionamento do Thermas dos Laranjais (em frente ao Villa Mall) até a estátua da Deusa Nikki, que compreende o percurso da competição.
Além disso, será impedida a passagem na rotatória atrás do Thermas sentido o resort Wyndham Olímpia Royal Hotel e também na rotatória sentido o resort Solar das Águas para evitar o tráfego de carros, garantindo melhor organização e segurança ao evento. Com isso, durante o período de interdição, o acesso aos resorts deverá feito a partir da Via de Acesso Dr. Wilquem Manoel Neves, pela Avenida Ferrasa, na lateral da empresa Condumax.
Vale ressaltar que, até por volta das 07h30, os interessados poderão acessar a Avenida Benatti para estacionar próximo ao percurso da prova, tendo em vista que será disponibilizada uma área para estacionamento ao redor das obras do futuro Parque Ecológico e do Outlet.
O trânsito nos trechos citados será liberado, assim que a prova for encerrada, sendo que os agentes municipais de trânsito farão orientações para conduzir os motoristas nas redondezas.