10 curiosidades que comprovam as riquezas naturais e históricas do Litoral Norte de São Paulo

0
76
Litoral Norte
Litoral Norte

O Litoral Norte de São Paulo é uma região repleta de belezas naturais, incluindo suas famosas praias paradisíacas, cachoeiras e Mata Atlântica preservada. Porém, as cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte de São Paulo também guardam muita história e algumas curiosidades interessantes que valem a pena serem conhecidas.

Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba compartilham semelhanças de paisagem e cultura, mas também apresentam particularidades que são bastante curiosas para seus visitantes.

Não à toa, vem sendo destacados, cada vez mais, os roteiros de ecoturismo, turismo náutico, turismo histórico-cultural, turismo gastronômico, avistamento de cetáceos, turismo de base comunitária, entre outros.

A seguir, o consórcio turístico reuniu 10 curiosidades interessantes que comprovam todo o potencial regional. Descubra:

Bertioga

Tem o forte mais antigo do Brasil

O Forte São João, construído em 1547, é considerado o mais antigo do Brasil. Tombada como patrimônio histórico, a fortaleza é aberta à visitação e conta com antigas armaduras e armas da esquadra portuguesa, fragmentos do livro de Hans Staden e salas temáticas com o acervo indígena como lanças, arcos, flechas, entre outros.

É possível passear na maior escuna do litoral de São Paulo

O turismo náutico é bastante forte em Bertioga. Não à toa, a cidade realiza, anualmente, o Maio Náutico, o maior evento de turismo e segurança náutica do litoral de São Paulo. Neste ano, a programação acontece entre 11 e 14 de maio.

Entre as embarcações, as escunas já são tradicionais na cidade e oferecem passeios por diversas praias e atrativos. O destino abriga, inclusive, a maior escuna do litoral paulista: a Pérola Negra. O passeio, com saída do Canal de Bertioga, passa por lugares como: Forte São João, Forte São Luiz, Praia Branca, Praia Preta, Praia do Camburizinho, Ilha do Guará, Ilha Rasa, Praia do Pinheirinho e Praia do Iporanga.

Caraguatatuba

Tem a maior fazenda de mariscos do estado

Em um passeio pelos ilhotes da Cocanha, a pouco mais de um quilômetro da praia de mesmo nome, o visitante de Caraguatatuba pode conhecer a maior fazenda de mariscos do estado, com 36 mil m² e uma produção que pode chegar a até 160 toneladas por ano.

Ali, além de descobrir o processo de funcionamento da fazenda e de reprodução do mexilhão, em um roteiro de Turismo de Base Comunitária, descobre-se também as práticas de cultivo e técnicas de preparação para a venda do produto. Na ilha, é possível provar ainda a iguaria em pratos típicos locais.

Juqueriquerê é o maior rio navegável do Litoral Norte

Com 13 quilômetros de extensão, o Rio Juqueriquerê é considerado o maior rio navegável do Litoral Norte de São Paulo. Sendo uma das mais belas atrações para quem gosta de navegação fluvial, oferece ao visitante, ao longo do seu percurso, a possibilidade de observar toda a riqueza da fauna e flora, assim como conhecer o manguezal, restinga e um pouco da Mata Atlântica preservada da região.

Ilhabela

Lendas e histórias com 29 naufrágios

A cidade de Ilhabela tem registros de 16 embarcações naufragadas e documentadas, além de mais 12 que necessitam de confirmação. Há ainda várias outras desconhecidas, encontradas por mergulhadores. O destaque fica por conta do Príncipe de Astúrias, considerado o maior naufrágio da costa brasileira, e por isso conhecido como o “Titanic” Brasileiro. O navio afundou nas águas de Ilhabela em 1916.

Alguns desses naufrágios são importantes pontos de mergulho no destino, indicados principalmente para os praticantes mais experientes. Há também um Museu Náutico na cidade, que conta um pouco da história local por meio dos naufrágios que ocorreram nos mares do arquipélago nos séculos 19 e 20.

Tem os 10 maiores picos insulares do Brasil

A cidade abriga os 10 maiores picos insulares em altitude do Brasil. O mais alto é o Pico de São Sebastião, com 1.375 metros de altitude. Destacam-se também: o Morro do Papagaio, com 1.307 metros, o Morro da Serraria, com 1.285 metros, o Morro do Ramalho, com 1.200 metros, o Morro das Tocas, com 1.079 metros, e o Pico do Baepi, com 1.048 metros.

Esse último, inclusive, é ideal para a prática de montanhismo. Localizada no Parque Estadual de Ilhabela, em uma área rica em Mata Atlântica e algumas espécies da fauna desta região, a trilha de 7,4 quilômetros oferece a oportunidade de contemplação da natureza ao redor, além de avistar pontos como a Serra do Mar, o Canal de São Sebastião e o Arquipélago de Alcatrazes.

São Sebastião

É a cidade mais antiga da região

Descoberta em 20 de janeiro de 1502, por uma expedição comandada por Américo Vespúcio, e batizada em homenagem ao santo do dia, São Sebastião é a cidade mais antiga do Litoral Norte.

O centro histórico da cidade abriga, inclusive, um preservado conjunto colonial, com construções que datam desde o século 17 a 19. Entre os destaques estão: Igreja Matriz, Casa de Câmara, Cadeia Pública, Casa Esperança e Casa das Janelas.

Tem uma das mais importantes áreas de preservação marinha do Brasil

O Arquipélago de Alcatrazes está a 45 quilômetros da costa de São Sebastião e é um reduto de natureza ainda pouco explorado. Com uma paisagem que inclui enormes rochedos arredondados e vegetação de Mata Atlântica, além de mar cristalino, o local é um refúgio de vida silvestre administrado pelo ICMBio – as visitas, inclusive, devem ser monitoradas por um profissional do Instituto, já que a área é protegida por uma unidade de conservação federal.

Sua rica vida marinha inclui mais de 1300 espécies como tartarugas, arraias e golfinhos, Alcatrazes também é considerado um dos melhores pontos de mergulho do país, com mais de 100 locais propícios para a prática e visibilidade de até 30 metros.

Ubatuba

Antiga prisão se tornou Parque Estadual

O Parque Estadual da Ilha Anchieta contém 828 hectares e sete praias de águas cristalinas que contrastam com o verde da Mata Atlântica, sendo considerada a segunda maior ilha do Litoral Norte de São Paulo.

Além de ser um dos principais pontos turísticos de Ubatuba, a Ilha Anchieta protege suas riquezas naturais, preserva o rico patrimônio histórico-cultural representado pelas ruínas do presídio e suas instalações, transformado em Unidade de Conservação em 1977, implementa projetos e atividades buscando equilibrar preservação e desenvolvimento por meio do turismo sustentável.

O lugar oferece atividades como caminhadas, mergulho e contemplação da paisagem, além do patrimônio histórico do local, que conta com um presídio desativado.

Maior cachoeira do estado

A Cachoeira da Água Branca está localizada na região sul de Ubatuba e é considerada a maior queda do estado e uma das maiores do Brasil. São cerca de 180 metros de altura em três quedas, proporcionando um espetáculo da natureza em meio à exuberância da Mata Atlântica preservada.

É uma cachoeira de formato véu de noiva, com várias quedas sucessivas, apesar de normalmente não ter um volume de água tão grande. A Cachoeira da Água Branca está localizada dentro dos domínios do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), e seu acesso é somente por trilha, de dificuldade alta. Este percurso, que é realizado em aproximadamente 5 horas de caminhada (ida e volta), só pode ser feito com um guia credenciado ou monitor ambiental.

Conheça as principais experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo durante o ano inteiro em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias.

É importante sempre consultar um receptivo ou guia local para aproveitar ao máximo as experiências com segurança e respeito ao meio ambiente. Para descobrir os passeios paradisíacos no Litoral Norte de São Paulo, acesse o guia de fornecedores: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube