20ª Caravana Acirp da Cidadania acontece neste sábado

0
129

Resgatar a cidadania dos moradores de bairros periféricos da cidade. Este é o objetivo da Caravana Acirp da Cidadania que chega à 20ª edição neste sábado (28). O local escolhido para abrigar esse mutirão de ação social este ano foi a Escola Municipal Guiomar Maia no bairro São Deocleciano.

Chegando ao marco de 750 mil atendimentos, o projeto é realizado pela Acirp, por meio do Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora (CMEE). Durante a ação, serão oferecidos para a população inúmeros serviços como mamografias, exames de saúde, corte de cabelo, massagens, hidratação de pele, além de palestras e ações educativas para crianças e adultos.

Todos os serviços são gratuitos e tem atividade para todas as idades. Ou seja, é uma iniciativa que prega o resgate de valores do indivíduo, sem dispensar a presença de toda a família. O projeto Caravana Acirp da Cidadania conta com a participação de empresas de Rio Preto e 500 voluntários. A expectativa do CMEE é que cerca de 10 mil pessoas sejam atendidas nesse dia.

A 20ª Caravana Acirp da Cidadania vai oferecer, ainda, novos serviços de entretenimento e estimular a campanha de Doação de Livros. Até às 14h do sábado, mulheres acima de 50 anos poderão se inscrever para participar do Dia de Princesa, que vai oferecer para a sorteada uma “transformação” completa no visual.

Ponto alto desta edição é a continuidade da parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, que estará presente com suas unidades móveis de mamógrafos para realização de mamografias no local. Serão disponibilizados mais de 80 exames para as mulheres que se enquadram na faixa de risco, o dobro da quantidade oferecida no ano passado. Para ter direito à realização do exame, basta levar cópia do RG e CPF, carteirinha do SUS e comprovante de residência.

Desde 2005, o CMEE e a Prefeitura Municipal assinaram um convênio de cooperação, que assegura a participação de todas as secretarias e autarquias do município na Caravana Acirp da Cidadania.

Para a diretora do CMEE, Luciana Vartanian, o projeto cumpre com o papel de levar cidadania e serviços de qualidade para a população de baixa renda.

“Com a Caravana Acirp da Cidadania, os empresários se comprometem socialmente, oferecendo à comunidade serviços e orientações que normalmente ela desconhece ou tem dificuldades de acesso”.

 

Segundo o presidente da Acirp, Paulo Sader, a Caravana é uma das maiores ações sociais da entidade, movimentando toda a sociedade em prol de um bem maior.

“Todo o trabalho é feito com muito carinho e dedicação de todos os envolvidos, empresários, entidades parceiras e órgãos públicos. Quando um cidadão vai até a Caravana e tem efetivamente sua necessidade atendida, para nós é uma imensa satisfação”, enfatiza.

 

PROGRAMAÇÃO DETALHADA DA 20ª CARAVANA ACIRP DA CIDADANIA

 

CIDADANIA: Banco de currículos / Teste Vocacional / Marketing Pessoal / Primeiros socorros / Explicações sobre incêndios – Botijões de Gás / Demonstrações de equipamentos de resgate / Coleta seletiva e destinação de resíduos recicláveis

 

SAÚDE E BEM ESTAR: Orientação para Gestantes ”Primeiros Passos” / Avaliação IMC / Aferição de Pressão / Atendimento Oftalmológico / Massagens / Exames de Mamografia / Triagem auditiva / Triagem Disfagia / Orientações sobre proteção da pele com distribuição de protetores solares / Orientação sobre métodos contraceptivos / Orientação prevenção câncer de mama / Realização de exame de glicemia / Informação e orientação transplante órgãos e medula óssea / Orientação saúde familiar / Caminhão de DST / Testes de HIV- Sifilis + Cortes de Cabelo

 

EDUCAÇÃO: Jogos digitais para crianças / Quiz de Talentos / Iniciação Digital / Oficina de Pedrarias / Oficina de produção de swing- produção de papel / Contação de estórias

 

ENTRETENIMENTO: Pintura facial para crianças / Cidade de Trânsito informação educacional e preventiva para crianças / Teatro Infantil / Danças / Intervenções Artísticas

 

ESPORTE: Aulas de Futebol / Aulas de bola Queimada / Alongamento e orientações posturais

 

Shows: Leo Vieira / Duo deu Corda / As Valquirias

 

SERVICO:

20ª CARAVANA ACIRP DA CIDADANIA

Data: dia 28 de Outubro

Horário: das 9h às 15h

Local: Escola Municipal Guiomar Maia – Bairro São Deocleciano

Entrada gratuita

Artigo anteriorColuna Social- Zezé di Camargo e Luciano, Halloween no Iguatemi e no Rio Preto Shopping e mais
Próximo artigoMalu Visita traz Baile na Agerip, Barretos Country, Clinicas Unirp e Buteco do Cabelo
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.