Seleção Brasileira de Futebol Médico disputa mundial

0
170

Brasil, com 14 médicos de Rio Preto, disputa o 22º Campeonato Mundial de Futebol de Médicos, a partir de domingo, em Barcelona

A seleção brasileira de futebol médico, integrada por vários profissionais de Rio Preto, disputa, a partir deste sábado (9 de julho), o 22º Campeonato Mundial de Futebol de Médicos, em Barcelona,onde conquistou o primeiro de seus quatro títulos, 12 anos atrás.

Naquela ocasião, o Brasil foi representado pela equipe da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto. Hoje, a seleção já conta com médicos de várias regiões do país,mas muitos são de Rio Preto. A competição acontece até o dia 16 de julho.

O Brasil é o maior campeão, com títulos nas edições 2004, 2006, 2007 e 2014. Brasil e 11 equipes disputam a Taça Ferran Morell, em homenagem ao médico espanhol que teve a ideia do campeonato. Esta 22ª edição terá três times estreantes em Mundial, Canadá, Dinamarca e Uzbequistão, e será disputada na Cidade Esportiva Joan Gamper, que reúne os campos de treinamento de Barcelona Futebol Clube.

A seleção brasileira disputará também a Copa Vogel, competição paralela com 12 equipes formadas por atletas com idade acima de 45 anos.
No total, mais de 700 jogadores participarão das duas competições. As duas seleções só conhecerão seus adversários neste sábado, na abertura, quando será realizado o sorteio para definir as formações dos grupos.

Do time pentacampeão, o técnico, o oftalmologista Carlos Gabriel de Figueiredo, e nove jogadores são de Rio Preto: urologista Geovanne Furtado Souza, ginecologista Leandro Colturato, radiologista Gustavo Costa, nefrologista Rodrigo Ramalho, ortopedista Márcio Carneiro, oftalmologistas Kassey Vasconcellos e Gabriel Figueiredo e cirurgiões Evaristo Dane e Pedro Batista.

Já a equipe de veteranos do Brasil conta com cinco médicos de Rio Preto, o pediatra Gérson Ignácio, oftalmologistas Guy de Sordi e Carlos Figueiredo e ginecologistas Luiz Fernando Colturato e Guaracy Garcia.