58º Festival do Folclore de Olímpia divulga programação

0
40
created by dji camera

A pouco mais de dez dias do 58º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, que este ano retoma seu formato presencial, a Comissão Organizadora está alinhando os últimos detalhes para a festa. Nesta segunda-feira (25), foi divulgada a programação completa das apresentações noturnas e das demais atividades que compõem o festival.

A abertura da edição está marcada para o dia 06 de agosto (sábado), a partir das 19 horas, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o Recinto do Folclore. O evento terá início com a Inauguração do Pavilhão de Artesanato e Lançamento do Anuário 2022, na Barraca A.

Na sequência, os olhares se voltam para a Arena do Recinto, onde serão realizadas a Cerimônia Oficial com as autoridades, o Espetáculo de Abertura com as crianças da rede municipal e convidados e a recepção dos grupos participantes deste ano.

Em seguida, iniciam-se as apresentações de dança no Palco Principal (Bastião), com 12 grupos. No domingo, dia 07, a programação começa às 10h, com a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz de São João Batista, no centro de Olímpia. Na segunda e terça-feira, dias 8 e 9 de agosto, haverá Seminário de Estudos Relacionados ao Folclore, voltado aos professores, a partir das 8h, no Pavilhão da Educação (Barraca A).

De 08 a 12 de agosto, segunda a sexta, há também programação infantil no Recinto, às 8 horas, com a Gincana de Brincadeiras Tradicionais Infantis e a Folclorança, que incentivam as crianças a conhecerem brincadeiras antigas e confeccionarem brinquedos, resgatando a cultura da época dos pais e avós.

Na parte da tarde, a partir das 14h, também de segunda a sexta, será realizado o Minifestival, com a participação das escolas municipais interpretando as danças típicas dos Estados e dos grupos visitantes.

Na quarta-feira, dia 10, às 08h30 ocorre também o Simpósio de Estudos Etnomusicológicos, voltado aos pesquisadores, acadêmicos e estudiosos da música, da arte e da cultura popular, que este ano abordará o Centenário da Semana de Arte Moderna.

Fora do Recinto, de segunda a sexta, às 09h, haverá a Peregrinação com a passagem dos grupos pelas ruas do comércio central da cidade, com uma grande confraternização no sábado pela manhã, dia 13, na Praça da Matriz. Na sexta-feira (12), às 8h, será feita a Visita ao Túmulo do Professor José Sant’anna.

Todos os dias à noite, a partir das 20 horas, começam também as demais atividades no Recinto. Além do Palco da Arena, há ainda a programação cultural da Casa do Caipira (Vila Brasil), marcada pelos tradicionais shows de violeiros e música raiz, e duas atrações novidade na edição deste ano: a Passarela do Folclore e o Circuito de Santos Reis, que consistem em intervenções culturais dos grupos visitantes e das Companhias de Reis, em diferentes espaços do Recinto, levando as apresentações e a interação com o público para além da arena.

No domingo (14), último dia do festival, acontece o tradicional Desfile de Encerramento, às 9h, na avenida em frente à entrada principal do Recinto e, a partir das 20h, a Cerimônia de Encerramento e o último dia também da programação noturna. Toda a programação é gratuita e, além de prestigiar presencialmente, o público poderá acompanhar as apresentações de palco, pela internet, com transmissão ao vivo nos canais oficiais.

Este ano, o 58º Festival do Folclore de Olímpia reunirá, na Capital Nacional do Folclore, grupos representantes de 18 estados brasileiros. Serão 56 participantes, sendo 32 grupos visitantes, 22 de Olímpia e duas apresentações culturais de orquestras. Do total, 35 grupos são considerados folclóricos e os demais parafolclóricos, sendo 7 dos participantes considerados inéditos.

O FEFOL é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio dos projetos do Governo do Estado, ProAC e Amigos da Arte, da Associação Olímpia para Todos, e patrocínio de empresas olimpienses.

Confira a programação completa: bit.ly/ProgramaçãoFEFOL2022

Mais informações:

 http://www.folcloreolimpia.com.br

http://www.facebook.com/folcloreolimpiaoficial

http://www.instagram.com/fefoloficial

Conheça Porto de Galinhas/PE pelas lentes do Malu Visita

Conheça o Doral Guarujá pelas lentes do Malu Visita

Artigo anteriorCana Brava amplia Villa Premium e oferece experiências exclusivas
Próximo artigoGuararema é destino para se conectar com a natureza no interior de SP
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.