58º Festival do Folclore de Olímpia termina neste domingo (14) com desfile de encerramento e apresentações

0
90

O 58º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia caminha para os últimos dias de programação. O evento, que foi retomado presencialmente após dois anos, já é sucesso de público e se encerra neste domingo, dia 14 de agosto.

No último dia da festa, as atividades começam pela manhã, a partir das 9 horas, com o tradicional Desfile de Encerramento. Neste ano, o formato será uma novidade, tendo em vista de que, segundo a Comissão Organizadora, ao invés de a passarela dos grupos ser a Avenida Menina Moça, desta vez, a grande confraternização ocorrerá na nova Arena do Recinto do Folclore.

De acordo com a Subcomissão responsável, serão cerca de 45 grupos participando, divididos por regiões. O público poderá acompanhar acomodado diretamente da arquibancada da arena.

Os grupos farão a concentração na área externa do Recinto e adentrarão o local pelos corredores principais, descendo as escadas da arquibancada e desfilando no entorno do picadeiro que foi revitalizado.

De acordo com Dr. Gilson Miranda, um dos responsáveis pela organização do desfile, também foram convidados outros grupos e entidades, como a Terceira Idade, Escolas, Tiro de Guerra, entre outros. A apoteose conta ainda com o apoio dos membros da Associação Olímpia para Todos, Cristina Prado e Myllene Gonçalves e dos professores Alan Saviolo (secretaria de Educação) e Elaine De Nadai (Etec).

Algumas barracas de alimentação do Recinto estarão abertas mais cedo, próximo ao horário de almoço, para consumo do público, aproveitando ainda a data comemorativa do Dia dos Pais.

INTERDIÇÕES PARA A CONCENTRAÇÃO

Devido à concentração para o desfile de encerramento do 58º Festival do Folclore, algumas ruas no entorno do Recinto do Folclore serão interditadas para garantir a segurança dos integrantes dos grupos e dos pedestres. As vias ficarão com o trânsito temporariamente suspenso a partir das 8 horas da manhã do dia 14 de agosto, com liberação logo após a dispersão dos grupos. Os agentes da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal estarão no local para orientações.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

No período da noite, encerrando as atividades, uma breve cerimônia será realizada no Palco Principal, a partir das 20 horas, com posterior apresentações dos grupos que ainda estarão presentes em Olímpia.

Orquestra FACMOL se apresenta no Festival do Folclore neste sábado (13)

O palco do 58º Festival do Folclore recebe neste sábado (13), mais uma participação que promete encantar e levantar o público do Fefol. A Orquestra de Sopros e Percussão – FACMOL, de Pereira Barreto, abrirá a noite com sua performance versátil e moderna.

A Orquestra, que começou suas atividades em 2003 a partir de um desdobramento da ação cultural da Fanfarra Facmol Celda Melo de Oliveira, criada em 1992, é um grupo instrumental composto por 85 integrantes entre estudantes de música e professores instrumentistas. A faixa etária diversificada contempla músicos a partir dos 13 anos até adultos. Dentre os elementos sonoros que compõem o grupo estão os instrumentos de sopro e percussão.

Com apresentações dinâmicas e performáticas e um repertório que propõe um diálogo entre o erudito e o popular, a Facmol possui um histórico de grande sucesso com mais de 170 premiações em concursos, sendo 80 prêmios de 1º lugar. A regência da Orquestra é de responsabilidade do Maestro Wellington Reginaldo Rodrigues dos Santos, um dos idealizadores e criadores do grupo.

Além da Orquestra, o grupo conta também com apresentações de “Catira pés no chão” e o espetáculo “Atravessando Gerações” mostrando que a versatilidade é a referência do grupo no país, pela execução musical e corpo coreográfico. Com apoio do Proença Supermercados, a Facmol chega a Olímpia com uma linha popular que une o instrumental a uma mescla de produções atuais para alegria e diversão do público.

No Festival do Folclore de Olímpia, o grupo já é tradicional com suas participações nos últimos dias da festa, fechando com chave de ouro esse que é o maior festival de cultura popular brasileira. 

Conheça Porto de Galinhas/PE pelas lentes do Malu Visita