7º CONEXIDADES impulsiona participação de jovens na política

0
105
7º CONEXIDADES impulsiona participação de jovens na política
7º CONEXIDADES impulsiona participação de jovens na política

A 7ª edição do CONEXIDADES, que acontece de 4 a 8 de junho em São Sebastião, conta com uma novidade que pretende estimular a presença dos jovens na política. Em parceria com a Coordenadoria de Políticas para a Juventude, integrada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, o evento é palco da entrega do primeiro Certificado Câmara Parceira da Juventude.

Essa é uma ação que visa reconhecer programas municipais para jovens, de forma que estes se preparem para se envolver de forma mais qualificada nas discussões das políticas públicas de juventude nos municípios.

A iniciativa reforça ainda que cada vereador ou vereadora é uma liderança e, sem dúvida, um exemplo e referência para jovens em seus municípios. Segundo o coordenador da Juventude, Juliano Borges, aproximar o legislativo local da juventude e trazê-los para somar com ideias e propostas de melhoria para cidade é canalizar esse potencial que há nos jovens em prol dos próprios jovens.

“A participação desses adolescentes e jovens que de alguma forma exercem uma certa liderança em suas cidades em eventos como o CONEXIDADES é importante para conhecer novas realidades e potencializar em seus municípios novas ideias”.

Borges ressalta ainda que a inserção da agenda da governança e gestão de políticas públicas de juventude nos municípios no CONEXIDADES ganha importância em virtude da credibilidade e do alcance que tem o evento.

“Tanto o Governo do Estado, através da Coordenadoria da Juventude, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, e a UVESP, juntas, reconhecem a importância dos legislativos na formação cidadã e estímulo à participação social e política. E isso tem um desdobramento muito forte na ponta com mais Câmaras Municipais propiciando esse espaço aos jovens. Soma-se a isso o fato que, diante das inúmeras demandas juvenis nos municípios, é importante envolver todos e fazer esse diálogo para buscar respostas e soluções para melhor a qualidade de vida dos nossos jovens”, explica.

Já a CEO do CONEXIDADES, Silvia Melo, afirma que:

“a introdução do Certificado Câmara Parceira da Juventude é um passo vital para estimular o envolvimento juvenil em processos políticos significativos. Estamos extremamente animados com a entrega deste certificado nesta edição do CONEXIDADES. Acreditamos firmemente que este reconhecimento não apenas valoriza os esforços dos municípios em engajar os jovens na política, mas também serve como um catalisador para novas políticas públicas que atendam às necessidades dos jovens. Esperamos que esta novidade inspire mais câmaras municipais a implementarem programas similares, fortalecendo assim o tecido social e político de nossas comunidades”.

A entrega do Certificado Câmara Parceira da Juventude ocorrerá, em cerimônia solene, no dia 6 de junho de 2024 (quinta-feira), às 18h.

O CONEXIDADES chega a sua sétima edição com um histórico de público e painéis de sucesso. O encontro de agentes públicos e privados neste ano tem como tema central a “Eficiência e Inovação para transformar cidades”. Realizado pela Multiplicidades em parceria estratégica com a UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, está de volta ao Litoral Norte de São Paulo e vai ocorrer no Complexo Turístico Rua da Praia, em um amplo espaço que será montado na Avenida Dr. Altino Arantes. A programação completa deve ser divulgada em breve.

Serviço

7º CONEXIDADES

Data: 4 a 8 de junho de 2024

Local: Complexo Turístico Rua da Praia (Av. Dr. Altino Arantes) – São Sebastião/SP

Mais informações e inscrições gratuitas em: conexidades.com.br

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube