Rio Preto tem 86 casos positivos para coronavírus e 48 curados

0
139

Rio Preto chega nesta terça-feira, dia 28, aos 86 casos confirmados para coronavírus (Covid-19). São 79 confirmados e outros 7 registros positivos dentro do Projeto Sentinela que realiza testes em pacientes com síndrome gripal leve que anteriormente não vinham passando por exames de detecção da doença.

A cidade tem agora um total de 1.260 registros para a Covid-19, destes 1.081 foram descartados, 100 permanecem em investigação e outras 1.672 pessoas tiveram algum sintoma para síndrome gripal leve.

A faixa etária até 59 anos continua dominando os casos em Rio Preto com 75,95%, na sequencia o grupo de 60 anos e mais com 24,05%.

Outro dado que permanece inalterado é a liderança da região de abrangência do bairro São Francisco que apresenta 11 casos dos 86 já confirmados, líder isolado no ranking. Em segundo aparece o bairro São Deocleciano com 8 casos, e a região Central, Estoril e Santo Antônio com 7 casos cada.

O fato positivo desde o início da pandemia é que até o momento 48 pessoas foram curadas da doença. Já encerraram o período de isolamento, o que representa 60,76% dos casos confirmados. São 8 óbitos, número que permanece estável há quase duas semanas indicando que Rio Preto tem uma taxa de letalidade de 10%.

Em relação a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são 305 notificações na Secretaria de Saúde. Sendo que 46 pessoas permanecem internadas, com duas delas confirmadas para coronavírus e 19 internadas em UTI.

A gerente da vigilância epidemiológica de Rio Preto, Andrei Negri, destacou que em breve o município vai receber do governo estadual os testes para detecção do coronavírus.

 

“Fomos informados que os primeiros testes foram para a cidade de São Paulo .  Não temos no momento a previsão de chegada”, afirma.

O assessor especial da Secretaria de Saúde, André Baitello, deu detalhes sobre atendimentos e cirurgias eletivas. Baitello explicou que são cinco unidades que realizam o atendimento exclusivo para pacientes com síndrome gripal. São elas: unidades Estoril, Vetorazzo, Solo Sagrado, Anchieta e Lealdadade/Amizade. Para crianças de até 12 anos com sintomas de gripe, o atendimento continua sendo feito no Anexo Faceres, ao lado da UBS Santo Antônio.

Desde o dia 13 de abril outras cinco unidades básicas de saúde que estavam funcionando como centros de referência para atendimento de síndrome gripal. Elas voltaram à rotina, ou seja, com os atendimentos para outras demandas. São elas: Santo Antônio, Schimitt, São Deocleciano, Caic e Central.

O serviço exclusivo para casos de síndrome gripal começou no dia 23 de março.

“Os atendimentos nas UBS’s continuam de rotina. consultas, agendamentos e exames estão sendo realizado normalmente”, explicou.

Já as cirurgias eletivas no SUS seguem sem previsão de retorno. Elas aguardam a evolução dos casos de coronavírus em Rio Preto.

“No privado a orientação é que não retornem o atendimento normal. A situação atual de leitos é confortável com uma taxa de ocupação de UTI de 10 a 15% destinado a questões de síndrome respiratória e Covid”, disse Baitello.