A psicóloga Meire Ravazzi ministra palestra com o tema: “O luto pelos olhos da Criança, Como falar sobre a morte com crianças”, no próximo dia 16 de fevereiro, às 19h30, em evento aberto ao público, na Capela Ecumênico do Jardim da Paz.
Falar sobre a morte com qualquer pessoa é um tema não muito fácil, imagine falar com uma criança.
Para a psicóloga Meire Ravazzi essa é uma tarefa árdua e um tema de difícil abordagem, pois trata da delicadeza da vida emocional da criança e sua compreensão particular sobre as coisas a um tema de difícil l compreensão até mesmo para os adultos.
“A morte por sua abstração é compreendida pelo adulto mediante sua aprendizagem ao longo da vida. Tão natural como nascer, a morte não tem a mesma aceitação ou definição para as várias pessoas ou sociedades”, explica Meire.
Hoje crianças, estudantes e pacientes estão colocando perguntas que pais, professores e outros profissionais nem sempre se acham preparados para responder.
O que é a morte? Qual o lugar da morte em nossos pensamentos, sentimentos e ações? Segundo a palestrante diversos fatores têm que ser levados em consideração e devem ser explicados:
– sua própria dificuldade em compreender e aceitar a morte como um fato;
– a dor envolvida nesta revelação (explicação) para a criança;
– o medo e a angústia de separação que envolve este acontecimento;
-o seu desconhecimento sobre como pensa e sente uma criança em suas várias fases de desenvolvimento.
Para Sócrates se a humanidade desconhecesse a morte, talvez não tivesse se tornado tão consciente da vida mental, tão autoconsciente.
A psicóloga diz ainda que “Só podemos tentar explicá-la a alguém levando em conta nossa própria compreensão, e explicá-la a uma criança sabendo um pouco do que se passa em seu desenvolvimento”.
“O luto pelos olhos da Criança, Como falar sobre a morte com crianças”
Palestra com a psicóloga Meire Ravazzi
Dia 16.02.17 às 19h30
Local: Capela Ecumênica Jardim da Paz
Informações: 997725703