Evento em parceria com Sesc e realizado pelos artistas locais, juntamente com Prefeitura de Rio Preto, ocupa Teatro Municipal ‘Humberto Sinibaldi Neto’ até sábado, 30, e também leva ações ao Arena Margarida, Barteliê e Casa das Janelas
Fruto da união da classe artística local, o Festival Arena Cacilda começa nesta segunda-feira, dia 25, em Rio Preto. Segue até o sábado, dia 30. O evento, que chega à sua segunda edição, é realizado pelos artistas rio-pretenses.
A programação traz 45 atrações, todas gratuitas, entre teatro, música, performance, dança, circo, artes visuais, audiovisual, instalação e literatura. Enquanto na primeira edição as atividades foram realizadas sob uma lona de circo montada na Praça Cacilda Becker , agora, a maior parte das atrações concentra-se no interior do Teatro Municipal, que receberá uma estrutura criada especialmente para o festival.
Os espaços culturais independentes Arena Margarida, Barteliê Gastrô e Casa das Janelas também serão palco das ações. No sábado, 30, dia do encerramento, parte da programação ocupará a área externa do teatro.
O palco do Teatro Municipal será transformado em uma grande arena para receber uma programação diversa e multicultural, onde artistas e público ocuparão o mesmo espaço. Por conta disso, a plateia será limitada a 80 pessoas por noite. As apresentações sempre se iniciarão às 19h30. Uma atração musical receberá o público, que depois será conduzido ao interior do teatro para assistir a uma sequência de trabalhos nas mais diversas linguagens e formatos. A partir das 22h, a programação se estenderá aos espaços culturais.
Durante seus seis dias de atividades, o Arena Cacilda também será uma oportunidade de discussão, reflexão e criação, convidando os aristas rio-pretenses e o público a pensarem sobre a importância desse movimento coletivo na sua realização.
“É importante enxergarmos o valor simbólico e político desta nossa ação . como podemos seguir fortalecendo esse movimento de parceria para a construção do cenário artístico que desejamos em nossa cidade”, afirma o ator, diretor e dramaturgo Homero Ferreira.
A novidade nesta edição é o foco na experimentação e no estímulo à criação, por meio do módulo Convulsão, que instigou artistas a desenvolverem trabalhos a partir do tema proposto pela curadoria. Diversas performances e apresentações cênicas e de dança que integram a programação foram criadas especialmente para o festival. Na programação, o público também poderá conferir o processo criativo de espetáculos que irão estrear em breve. Além do módulo Convulsão, as atrações estarão distribuídas entre o Jardim da Cacilda (obras prontas, desdobramentos de trabalhos já estreados, experimentações, exercícios, jam sessions), Cine-Baldi (apresentação de vídeos) e PlayBecker (playlist musical).
Abertura
A programação de segunda-feira, 25, primeiro dia do Arena Cacilda, começa a partir das 19h30, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”, com o show de voz e violão “Minha Fábula”, do músico Liossi. Depois, Homero Ferreira fará a leitura do ensaio “A Educação do Não-Artista”, de Allan Kaprow, em busca de ampliar a discussão sobre o conceito de arte/artista.
Na sequência, o público irá conferir duas apresentações dentro do módulo Convulsão. A primeira será “Desnude”, que mistura performance e teatro, com criação e atuação de Juliana Carolina, seguida pela montagem “BUG”, do Grupo Teatro de Sala, com dramaturgia de Cintia Alves e direção de Murilo Gussi, com Bianca Oliva, Deivison Miranda, Julia Souza, Juriti Cunha e Suria Amanda no elenco. Na mesma noite, o público poderá conhecer o projeto Café Insônia, com a videoinstalação “Indo – O que fizemos que estamos”, de Jef Telles, contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas 2017. O trabalho documental possibilitará o contato com o pensamento de artistas, gestores e entusiastas da arte.
No primeiro dia de programação no Teatro Municipal, haverá ainda a instalação “Dentro do outro lado”, de Rodrigo Assis, uma série com cinco ilustrações que mistura arte digital e manual.
A partir das 22h, a programação continua no Arena Margarida, espaço que receberá a estreia do espetáculo “Pastinha”, novo trabalho do grupo de teatro Jabá com Jaca e do Centro Cultural Besouro Cordão de Ouro. O espetáculo conta e canta a história de mestre Pastinha (1889-1981), nascido em Salvador (BA), que em seu tempo teve papel cultural de relevância – foi à África ensinar capoeira e recebeu a visita do filósofo francês Jean-Paul Sartre. O elenco conta com Danilo Melo e Amaury Largatixa. A direção e o roteiro são de Danilo Melo.
A programação do primeiro dia no espaço Arena Margarida ainda inclui uma apresentação musical, do projeto Samba de Partido Alto, do Coletivo Oná Imó, outro contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas 2017. Seis integrantes da jovem e da velha-guarda do samba rio-pretense exaltam a origem, a dança e a celebração dessa manifestação cultural genuinamente popular.
Os ingressos para o Teatro Municipal serão distribuídos meia hora antes do início das apresentações. O público receberá uma pulseira, que dará direito à entrada nos espaços culturais, onde o acesso, também gratuito, ficará sujeito à lotação.
A programação completa do Festival Arena Cacilda está disponível no link http://arenacacilda.blogspot.com.br/.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
25 DE SETEMBRO, SEGUNDA-FEIRA
Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”
A partir das 19h30
Minha Fábula
Liossi
Música – voz e violão
Sinopse: Ao som do violão, Liossi apresenta as canções do seu primeiro EP no show “Minha Fábula”.
Duração: 45 minutos
Classificação: livre
A Educação do Não-Artista
Homero Ferreira
Leitura (Jardim da Cacilda)
Sinopse: Faz muito tempo que Allan Kaprow escreveu este ensaio e ele ainda continua mais atual do que nunca. Nesta leitura, Homero Ferreira busca ampliar a discussão sobre o conceito de arte/artista. O que em princípio parece ser um belo deboche de Kaprow pode sim surtir em reflexões produtivas e provocativas.
Duração: 15 minutos
Classificação: livre
DESNUDE
Juliana Carolina
Teatro, performance (Convulsão)
Sinopse: Um único corpo, uma única atriz. Por meio da interação com o público, propõe através de seu despertar um desnudar-se, seu e dos outros. Quais emoções surgem através dessa troca e quais transformações podem emergir?
Ficha técnica: Elenco, direção, autoria, figurino, cenário: Juliana Carolina; Ajuda técnica: Jaqueline Bisca
Duração: 10 minutos
Classificação: livre
BUG
Grupo Teatro de Sala
Teatro (Convulsão)
Sinopse: Envolto por uma ignorância deliberada, o mundo se vê pacato e seguro, realidade esta vivida por uma família que, ao se deparar com o caos eminente, surta. Enquanto o mundo acaba à sua volta, críticas e ironias a respeito da história do mundo são feitas, desde Cabral velejando, até o primeiro passo do homem na lua, uma última tentativa desesperada para se salvar. Pontos de vista, prioridades, caos, futilidades, esperança, arrependimentos, doutrinas. Nada é certo quando o mundo está acabando.
Ficha técnica: Título original: BUG!; Dramaturgia: Cintia Alves; Direção: Murilo Gussi; Produção: Teatro de sala; Gênero: Drama; Elenco: Bianca Oliva, Deivison Miranda, Julia Souza, Juriti Cunha e Suria Amanda.
Duração: 15 minutos
Classificação: 14 anos
INDO – O que Fizemos que Estamos
Café Insônia
Audiovisual (Cine-baldi)
Sinopse: Quem são os construtores de poesia de São José do Rio Preto? Artistas, gestores e entusiastas da arte discutem sobre o passado, presente e o futuro da vida artística. A videoinstalação e web série do canal multimídia “Café Insônia” mergulha nesse jardim de flores e dores onde não há frutos proibidos. Afinal, o que fizemos… que estamos, INDO?
Ficha técnica: Concepção, Direção e Edição: Jef Telles; Entrevistadores: Henrique Sezara, Isabella Matos e Jef Telles; Captações de Imagem: Fernando Macaco, Guilherme Di Curzio, Henrique Sezara, Jef Telles e Samuel Merighi; Captações de Som: Bruno Clementin e Guilherme Di Curzio; Produção de Espaço: Bruna Borges, Jorge Etecheber e Ubiratan do Brasil; Fotografia Still: Vitão Natureza; Produção: Daniela Honório.
Duração: 24 min. 53 seg.
Classificação: livre
Dentro do outro lado
Rodrigo Assis
Artes visuais (Instalação)
Sinopse: Uma série com 5 ilustrações que mistura arte digital e manual para compor cenas surreais, processos internos da consciência e estimular a percepção e criatividade dos interlocutores.
Classificação: livre
Arena Margarida
A partir das 22h
Pastinha
Jabá com Jaca e Centro Cultural Besouro Cordão de Ouro
Teatro
Sinopse: Partindo da herança cultural africana e indígena onde todo conhecimento era dado “de boca a orelha”, o grupo Jabá com Jaca e o Centro Cultural Besouro Cordão de Ouro põe em cena dois atores com instrumentos da capoeira. A narrativa é construída a partir de dois tocos de pau e cachimbos que permeiam toda a encenação teatral com movimentos do cotidiano e da capoeira, para contar e cantar a história de Mestre Pastinha, que em seu tempo teve papel cultural de enorme relevância nacional, indo à África para ensinar capoeira e recebendo inclusive à visita do filósofo Jean-Paul Sartre. Revelando ao público em geral a história desse “ilustre desconhecido”.
Ficha técnica: Atores: Danilo Melo e Amaury Largatixa; Direção e roteiro: Danilo Melo; Sonoplastia: Amaury Largatixa; Figurino e cenografia: Centro Cultural Cordão Besouro Cordão de Ouro
Duração: 30 minutos
Classificação: livre
Samba de Partido Alto
Coletivo Oná Imó
Música
Sinopse: Composto por seis integrantes da jovem e velha-guarda do Samba rio-pretense. Exaltando a origem, a dança e a celebração do samba. Um ritmo genuinamente brasileiro, já que o samba tem sua origem nas batucadas africanas e desenvolveu uma das linguagens mais importantes e reconhecidas na nossa cultura.
Ficha técnica: Direção: Wilde M. de Arruda Junior, Teresa Beatris R. Venancio e Fernando Macaco; Sonoplastia: Kim Carvalho; Músicos: Wilde M. de Arruda Junior, Leonardo M. Zanini, Danilo S. Melo, Ito Costa, Kim Carvalho e Teresa Beatris R. Venancio; Produção: Leonardo Marçal Zanini e Teresa Beatris R. Venancio; Registro e Mídias Sociais: Fernando Macaco e Mariana de Noronha Lemos.
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
26 DE SETEMBRO, TERÇA-FEIRA
Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”
A partir das 19h30
MPB, Bossa Nova e Cantoria
Lú Morena
Música – voz e violão
Sinopse: Show acústico VOZ e VIOLÂO, com mostra da evolução da MPB em suas mais variadas vertentes: Bossa, Samba, Cantoria Popular e Pop Rock.
Ficha técnica: Voz e Violão: Lú Morena; Produção e Visagismo: Marcos Machado
Duração: 30 minutos
Classificação: livre
Pé de Poesia
Grupo Terra
Dança (Jardim da Cacilda)
Sinopse: Pé de Poesia dá em qualquer lugar, em todas as estações do ano, basta que se joguem as sementes das palavras dançadas. E o movimento é quem lança os poemas de Manoel de Barros aos olhos, ouvidos e sentidos dos passantes. Poesia em forma de dança ou dança em forma de poesia? Um convite à obra e vida do poeta das miudezas. Uma atenção especial ao que é desimportante.
Ficha técnica: Direção Artística e Criação: Andrea Capelli; Intérpretes Criadores: Andrea Capelli, Bruna Leila Borges, Carolina Capelli, Nilton César Chopes, Rosimeire Aparecida Caires e Pedro Junior Redero Martins; Assistente: Guilherme Cordeiro di Curzio; Fotos e vídeo: Guilherme Cordeiro di Curzio, Ruy Barbosa Jr. e Rodrigo Bedin; Criação Material de Divulgação: Renan Saccoman.
Duração: 40 minutos
Classificação: livre
MARIA
Cia. Poesia em Cena
Teatro (Convulsão)
Sinopse: Exercício cênico no qual dois atores abordam questões sociais através do poema “A Infanticida Maria Farrar de Bertolt Brecht”. Uma mescla de narrativa e butoh.
Ficha técnica: Amine Maria Boccardo – Atriz; Jason Cordeiro Marchesini – Ator e Diretor; Marcelo Santana Nogueira – Técnica.
Duração: 15 minutos
Classificação: 18 anos
Adorável Ausência
Histeria
Teatro (Convulsão)
Sinopse: Duas almas distintas habitam em carne, osso, histórias e memórias, no lar que cada uma construiu em si. Ao saírem sentem-se exploradoras, porém se descobrem (ou se perdem) desejando o ser no outro, e no outro ser a sua própria imagem, por vezes idealizada, assim como se ama a um Deus. Dois atores em cena se entrelaçam junto à angústia de se buscar fora de si e se perder na falta do outro.
Ficha técnica: Atriz: Debora Cristina Lourencim; Ator: Solano Guarche de Araujo; Idealizadora e provocadora: Fabiana Maria Abranches
Duração: 15 minutos
Classificação: 16 anos
O Homem de Bem
Vinicius Dall’Acqua
Cinema (Cine-baldi)
Sinopse: O passado e o presente de 3 personagens conduzem a uma situação limite onde a relação de poder e a força do dinheiro determinam seus destinos.
Ficha técnica: Roteiro e Direção – Vinicius Dall’Acqua; Produção – Ricardo Zammarian; Direção de Arte – Leonardo Bauab Aissa; Direção de Fotografia – José Vitor Gomes; Som Direto – Jef Telles; Edição – José Vitor Gomes e Vinicius Dall’Acqua; Elenco – Harlen Félix, Ícaro Negroni, Maurício Gomes; Continuidade – Luíza Araújo Braz
Duração: 15’45”
Classificação: 14 anos
Prezênite – Vagões em Movimento
Jef Telles
Artes Integradas (Instalação)
Sinopse: Poderia ser uma rua sem saída ou um jardim de memórias esquecidas. Neste beco, o tempo parou, mas as palavras e as imagens retumbam as cinzas dos nossos movimentos. “Prezênite” é um lapso, um rabisco, o limiar da urgência: um momento, o seu. A partir do meu.
Ficha técnica: Concepção e Direção Geral:Jef Telles; Trilha Sonora do Time Lapse: “Suíte Orquestral A Lenda do Pássaro Azul” de Fernando Marques; Produção: Daniela Honório; Fotografia: Jorge Etecheber; Videoartes e Performance: Jef Telles
Duração: de 60 minutos a 5 horas, dependendo do formato de acordo com o evento.
Classificação: 12 anos
Barteliê
A partir das 22h
Bang Bang
Dólar Furado
Música
Sinopse: Show musical com a banda do velho oeste rio-pretense Dólar Furado, musicas autorais e clássicos do bang bang.
Ficha técnica: Produção musical: Dolar Furado; Produção executiva: Carbyne Lion; Assistente: Milla Carvalho Russo; Integrantes: Fred Pala (guitarra e voz), Theo Russo (bateria e voz), Matheus Rozani (baixo e voz) e Jader Marquez (piano e voz)
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
27 DE SETEMBRO, QUARTA-FEIRA
Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”
A partir das 19h30
Sarará Samba Soul
Jaqueline Cardoso
Música – voz e violão
Sinopse: O show traz releituras de músicas populares, misturadas ao balanço do soul e à magia do samba, tudo sambalanceado, o forró com funk, o samba com soul, o samba rock. O swing da nossa música e a lembrança do repertório da MPB. Sarará Samba Soul contagia e é coisa nossa.
Ficha técnica: Jaqueline Cardoso – viola, voz e produção e Kauê Rocha – pecuteria
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Matrística Água
Cia. do Santo Forte
Teatro, dança e performance (Jardim da Cacilda)
Sinopse: A palavra Matrística está relacionada a “matriz”, ao útero, órgão da criação e criatividade. Este coletivo de mulheres se reúne em cooperação, acolhimento e força para contar suas histórias. Passeando entre as ações de contar, cantar, dançar e batucar, elas resgatam suas infâncias e ancestralidades.
Ficha técnica: Concepção e condução: Tauane Alamino; Atuação: Jessica Zago, Lia Barros, Tess Marcondes e Lili Caffe; Percussionista: Thiago Man; Assistente de Produção: Dániel Willian
Duração: 15 minutos
Classificação: livre
Reesclarice
Kaleidoscópio Produção e Arte
Teatro (Convulsão)
Sinopse: A performance intitulada Reesclarice percorre pelos corredores do pensamento poético e intimista da escritora ucraniana Clarice Lispector, através de fragmentos da vida e obra por meio de adaptações livres do conceituado artista e estudioso da autora Durval Telles. Transcorrendo da infância chegada ao Brasil à vida imortalizada em obras marcantes para gerações, a inesquecível naturalizada brasileira que viajou ao mundo externaliza através de suas linhas e memória a inspiração para a referida montagem.
Ficha técnica: Concepção artística: Durval Telles; Montagem, direção e produção: Nadine Alves e Yuri Sternieri; Performer: Durval Telles
Duração: 15 minutos
Classificação: 10 anos
Benedito e o Mito de Obá (Oxum/Xangô) em meio à Peste
Grupo Os Cor/Teses
Teatro e dança (Convulsão)
Sinopse: O velho Benedito conta a história dos Orixás, em um asilo/abrigo, onde todos que ali estão são sobreviventes de uma peste. A encenação acontece conforme a história é contada.
Ficha técnica: Daniel William Mariano, Cláudio Manuel da Silva Junior, Jessica Zago Paladino, Nathalia Navarro, Bruno Marques e Amauri Alves Marcha
Duração: 15 minutos
Classificação: 12 anos
Dança dos Orixás – O Sagrado que nos Move
Cia. do Santo Forte
Audiovisual (Cine-baldi)
Sinopse: “O mini-documentário trata de uma Dança-Teatro baseada nas corporeidades dos Orixás como caminho para investigação da ancestralidade, dos elementos da natureza e questiona sobre como eles estão presentes no corpo do estudante/ator/bailarino brasileiro e da possibilidade de levar estas referências para criações cênicas. Apresentando esta possibilidade de trabalho, levantamos questões históricas que estão diretamente relacionadas ao racismo e a intolerância religiosa.”
Ficha técnica: Direção e Roteiro: Tauane Alamino; Fotografia e Edição: Vinicius Oliveira; Som Direto: Victor Natureza; Alunos participantes do projeto: Maria Fernanda Martins, Luiz Giulian Martins, Cláudia Regina dos Santos, Cristina Nicolas, Vanessa Maria, Marcela Borges Barbosa, Fabrícia Melhado, Filipe Macedo, João Abreu, Bia Santos, Emerson Fagner, Déia M. Silva, Jac Jesus; Produção: Tauane Alamino, Dániel Willian, Vinicius Oliveira, Naysla Rodrigues, Célia Duarte, Rico Facchini, Marcel Barbarotti; ENTREVISTADOS: Cláudia Regina dos Santos, Luiz Giulian Martins, Fernanda Missiaggia, Alexandre Manchini Jr. e Tauane Alamino.
Duração: 7 minutos
Classificação: livre
Pisando em Ovos – Parte I
Fabiana Soave
Artes Plásticas (Instalação)
Sinopse: A instalação artística representa o momento que temos que aprender a lidar com a outra pessoa, e consigo mesmo… Nela, os ovos se fazem de tapete para caminharmos na vida. Às vezes, nem arranhamos a casa, em outras elas se despedaçam nos ferindo e mostrando o poder do passo mal dado…
Classificação: livre
Casa das Janelas
A partir das 22h
Brega Rock
Pinga com Groselha
Música
Sinopse: Show musical com a Banda Pinga com Groselha com repertório de versões e músicas próprias do CD “Brega Rock”.
Ficha técnica: Carlos Vinícius (guitarra e vocais), Ivan Selis (baixo e backing vocals) e Marcelo “Skela” (bateria e backing vocals)
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
28 DE SETEMBRO, QUINTA-FEIRA
Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”
A partir das 19h30
Well Andrade
Música – voz e violão
Sinopse: Música própria e algumas de autoria em parceria com outros artistas, além de tocar alguns covers de refletem algumas de suas influências.
Ficha técnica: Well Andrade – voz e violão.
Duração: 30 minutos
Classificação: livre
Mal
Movimento I – pesquisas do corpo
Dança (Jardim da Cacilda)
Sinopse: O pequeno mal ou o grande mal se instalam, e é dada a revolução. No corpo ou nas cidades, nada permanece. Cataclismo do ser. Corpos dançantes, de diferentes origens e percursos, põem-se a refletir. A pesquisa do corpo é o elo. A rua é o habitat. Há muito o que se convulsionar. Mal é a oportunidade da experimentação, de sairmos de nossa zona de conforto e dialogarmos com a sociedade, a nossa cidade. Doente. Uma experiência de dança, na rua, com toda a crueza que nos cabe.
Ficha técnica: Criação e interpretação: Andrea Capelli, Pedro Junior Redero Martins, Thais Benites, Victor, Riva Martins, Maria Zilda, Carlos Zibiani, Ana Kawata, Sandra.
Duração: 15 minutos
Classificação: livre
Precisamos falar sobre
Grupo de Teatro CCJ
Teatro (Convulsão)
Sinopse: Escuta bem, você não é o que é. E sim, o que não é. Você é um, nenhum: cem mil! Sem nenhum, só mais. Um a menos quando nasce. Um a mais quando morre. Isso é sobre você e nós precisamos falar sobre.
Ficha técnica: Texto – O grupo a partir de recortes e depoimentos reais; Direção – Murilo Gussi; Trilha/Figurinos/ Maquiagem – O grupo; Elenco – Suria Amanda, Deivison Philip, João Victor Marques, José Victor Martins, Yan Anthony, Diogo Guiraldo, Alexia Costa, Matheus Rodrigues.
Duração: 10 minutos
Classificação: livre
Alma
Grupo Kahlos
Teatro (Convulsão)
Sinopse: A busca do corpo através da alma onde contos indígenas serão ouvidos e sentidos. O ator fará relação de corpo e áudio com estudos de técnicas de butoh, noh e kabuki.
Ficha técnica: Ator – Milton F. Verderi
Duração: 15 minutos
Classificação: livre
Escuta esse silêncio!
Nemê Dan Saramor
Performance (Instalação)
Sinopse: uma barraca. uma pessoa. materiais pra pintura. comes e bebes. aromas. uma casa viajante que recebe visitas para compartilhar silêncios e presença.
Ficha técnica: concepção e execução: Nemê Dan Saramor
Duração: flexível
Classificação: livre
Barteliê
A partir das 22h
Samba, Viola e Poesia
Jaqueline Cardoso
Música e Poesia
Sinopse: Musica, poesia e cenário conversam de maneira harmoniosa, entre rendas e luzes, trazendo a poesia de doce acalanto, falando da beleza brejeira da nossa terra, com fundo legítimo e brasileiro da viola caipira, cantando o amor ao samba e ao forró, o prazer de declamar nas entrelinhas do ponteio, as rimas da melodia com palavras de sabor único. A nova linguagem da música raiz, Samba Viola e Poesia, o canto de voz forte que mescla a delicadeza sutil das palavras e o resgate da música regional.
Ficha técnica: Músicos: Jaqueline Cardoso, Bruce Lima, Marquinho Munhoz, Kauê Rocha; Clara Tremura – Produção; Cris Beija Flor – Cenário; Flor all Mundy – Figurino; Direção Musical – Bruce Lima
Duração: 50 minutos
Classificação: 18 anos
BIZAHITS
Iau Cia. de Teatro
(Playbecker)
Sinopse: Três artistas apaixonados por música, três pessoas com gostos peculiares e estilo bem pouco semelhante ao que todos conhecemos por ECLÉTICO. Três tipos diversificando o que consideram o MELHOR BARULHO DE TODOS OS TEMPOS, onde cada um segue variando seu entusiasmo e sua extravagância melodiosa. Três personagens djs dividirão o mesmo espaço, e a mesma playlist, sempre focados na trilha que escolheram para composição da BizaHits. Há uma ordem aleatória de gêneros musicais que é controlada de acordo com as reações do público. A proposta é experimental e tem como objetivo descobrir o que essas músicas provocam nas pessoas da maneira em que são apresentadas. Alguns vídeos também acompanharão os hits, todos exibidos para identificar o gosto de cada um dos djs.
Ficha técnica: Debora Louzanine (atriz – ama Pop-Rock e hits agitados), Mabel Louíze (atriz – adora MPB e melodias doces) e Solano Peruccini (ator – louco por Rock pesado e Metal)
Duração: necessidade do evento
Classificação: 18 anos
29 DE SETEMBRO, SEXTA-FEIRA
Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”
A partir das 19h30
AZul – Duetos Revisitados
André Fernandes e Zu Laiê
Música – voz e violão
Sinopse: O compositor e violonista André Fernandes convida a cantora Zu Laiê para um passeio pelos duetos clássicos da música popular brasileira e da música universal. Um encontro lúdico entre timbres vocais e desconstruções. Uma busca por novas perspectivas para canções clássicas que marcaram época, c(o/a)ntadas o som do violão e das vozes simbióticas. Um enlace colorido, contagiante e divertido que passeia duetando pela música do Brasil e do mundo.
Ficha técnica: André Fernandes: Voz e Violão. Zu Laiê: Voz
Duração: 45 minutos
Classificação: 12 anos
ΜΑΓΙΣΣΑ
Mensageiros do Vento – Alunos do Centro Cultural Vasco
Intervenção Teatral (Jardim da Cacilda)
Sinopse: Cuidado, elas podem estar nas sombras esperando o momento certo. Sim, elas existem!!!
Ficha técnica: Texto e Direção: Cibele Sampaio; Figurino: Cibele Sampaio; Trilha: Cibele Sampaio; Elenco: Ana Laura Lopes, Bárbara P Siqueira, Cauã H Lopes, Eloá Gonçalves Lima, Emanuelle Cristina Silva, Enzo Moretti, Fernanda A Fernandes, Geovana A H da Silva, Isadora G Pereira, Júlia P Ávila, Luiza Bárbaroti, Pedro Henrique Montalvão, Rubens F F Pinesso e Sthefany M Soares
Duração: 18 minutos
Classificação: livre
Lembranças Recortadas Pa Pa Pa – Outro Olhar
Cia Com-tato
Dança (Convulsão)
Sinopse: “Lembranças Recortadas Pa Pa Pa” são fragmentos de uma homenagem precária. Esta obra de 2014, pinceladamente, narra as memórias de uma travesti que tentou ser… e não conseguiu. No ato de revisar, de olhar para trás, surge um novo interesse. Experimentar o lúdico presente na primeira cena do trabalho e viver a violência de um mergulho nesta encruzilhada que é construir um corpo a serviço de uma realidade simbólica.
Ficha técnica: Direção e atuação: Vinicius Francês
Duração: 15 minutos
Classificação: 14 anos
CONTÁGIO
Asa de Borboleta Performance Art
Dança-performance (Convulsão)
Sinopse: Todos nós sabemos o quanto a atividade física pode trazer benefícios a nossa saúde, então quais são os motivos que nos impedem de realiza-las? QUAIS SÃO AS SUAS AMARRAS?
Ficha técnica: Direção e pesquisa: Vanessa Cornélio; Performers: David Balt e Vanessa Cornélio; Luz: Ricardo Matioli; Ass. técnica: Cássio Henrique
Duração: 12 minutos
Classificação: livre
Pensamentos vindos de Gurdjieff
Coletivo Oná Imó em parceria com o Grupo Jabá com Jaca
Teatro (Convulsão)
Sinopse: Partindo dos pensamentos de Gurdjieff e como eles podem reverberar no corpo-voz, é posto em cena uma provocação para o artista plástico e tatuador Wild Wilde se desdobrar entre o seu eu a encenação desse pensador e mestre espiritual do século XX, levando a uma confusão entre ambos pois o corpo hora é o do ator, hora de um pensamento do próprio ator ou do líder espiritual, hora do Gurdjieff e seus trejeitos. Essa convulsão interna é trazida ao exterior em uma performance única e cheia de plasticidade.
Ficha técnica: Diretor: Danilo Melo; Ator: Wild Wilde; Figurino, Sonoplastia e Cenografia: espaço cultural Ona Imo
Duração: 10 minutos
Classificação: 16 anos
Apoteótico literário
Versos ao quadrado
Literatura e arte visual (Instalação)
Sinopse: O projeto consiste em expor de maneira lúdica e criativa uma exposição de poemas autorais de dois poetas rio-pretenses: Raony Reis e Breno Aragon. Como base, as poesias publicadas nas páginas do Facebook: Curta Poesia Curta, e Borboletário Literário estarão expostas em diversos ambientes. Iremos fazer uma “roleta poética”, a qual o participante irá girar e deverá buscar pelo espaço a poesia com o número correspondente, visando, assim, uma maior interação do público com o espaço, e gerar uma espécie de “caça à poesia”. Dessa maneira, iremos espalhar poesia de diversas formas não usuais, em diversos locais e com diferentes sentimentos.
Ficha técnica: Autores: Breno Santos Aragon e Raony Miamoto Reis
Duração: Permanente
Classificação: livre
Casa das Janelas
A partir das 22h
Funk Pala
Fred Pala
Música
Sinopse: Fred Pala, o guerreiro da musica autoral independente, traz à tona todo o funk de suas veias nesse groove quente ao lado de Filipe Murbak e Mateus Mendonça.
Ficha técnica: Produção Musical: Fred Pala; Produção Artística: Carbyne Lion; Fred Pala – guitarra e voz; Filipe Murbak – bateria; Mateus Mendonça – baixo e voz
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
Sarau: para que as palavras voltem a ser perigosas
Sarau das Janelas
Literatura
Sinopse: Este projeto visa à realização de um sarau literário com o intuito de fomentar a literatura da cidade e seus autores. A inclusão, a luta, a transa literária, e a expansão da poesia norteiam o micro espetáculo da palavra.
Ficha técnica: Poetas: Milton F. Verderi, Ubirathan do Brasil, Mariana Delfino, Sue Rossi e Renan Chiaparini; Banda de apoio (The Brisantinos): Samir Borges Cesaretti, Walter Luiz Tadini Filho, João Bolzan, Bruno Clementin da Silva
Duração: 30minutos
Classificação: 18 anos
30 DE SETEMBRO, SÁBADO
Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”
16h às 18h30 (área externa)
Caricaturarena
Ricardo Moisés
Caricaturas (Jardim da Cacilda)
Sinopse: Fazer caricaturas ao vivo das pessoas, público que estiver presente nas oficinas. Uma recordação com um toque de humor e criatividade. O artista capta na hora a emoção do momento, as expressões de alegria, espanto e sensibilidade das pessoas a serem desenhadas.
Duração: 3 horas
Classificação: livre
16h
Pequenas Coisas Espetaculares
Palhaço Purunga
Circo
Sinopse: Purunga é um palhaço de rua que busca mostrar que o mundo já está cheio de grandes espetáculos, assim ele começa sua função e aos poucos revela que o que o mundo realmente precisa é de pequenas coisas capazes de causar grandes mudanças na humanidade. Com malabarismos supera a fome, com o equilibrismo surpreende usando pratos, tigelas, copo, e até uma garrafa de vidro para demonstrar os mais diversos “desequilíbrios”. Finalizando com um grande salto mortal no copo d’água. A magia cômica também está presente de uma forma que encanta crianças e devolve aos adultos esse olhar infantil e, dessa forma, brinca com verdades universais, gerando muita reflexão por onde passa. Um espetáculo para crianças de todas as idades.
Ficha técnica: Roteiro, direção e atuação: Tiago Oliveira Dantas
Duração: 45 minutos
Classificação: livre
17h
A Mochila Amarela
Cia. Apocalíptica
Teatro
Sinopse: A mochila amarela conta a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde em uma mochila amarela) – a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação – por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio “criança não tem vontade” – essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo em que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.
Ficha técnica: Dramaturgia e Direção: Lawrence Garcia; Iluminação: Lawrence Garcia e Danilo Melo; Trilha Sonora Original: Tiago Augusto Lima e Zeca Barreto; Sonoplastia: Lawrence Garcia; Operação de Luz e Som: Lawrence Garcia; Coreografia: Carolina Campos; Figurino: Carolina Campos e Tiago Augusto Lima; Cenário: Carolina Campos e Cia Apocalíptica; Adereços: Lawrence Garcia; Maquiagem: Cia. Apocalíptica; Fotos: Jorge Etecheber; Produção: Cia. Apocalíptica; Elenco: Carolina Campos e Tiago Augusto Lima
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”
A partir das 19h30
Humberto Lee
Música – voz e violão
Sinopse: Um mergulho musical no Rock brasileiro dos anos 80. No repertório, ícones como Cazuza, Lobão, Renato Russo e grupos como RPM, Ira, Plebe Rude e outros responsáveis por canções que marcaram toda uma geração. Um projeto que une a música e a poesia de uma década inesquecível.
Ficha técnica: Humberto Lee
Duração: 30 minutos
Classificação: livre
Shakespeariana 400 – Recortes da Vida e da Morte
Cia. Bardos de Teatro
Teatro (palco Humberto)
Sinopse: O espetáculo teatral “Shakespeariana 400 – Recortes da Vida e da Morte” é uma homenagem ao dramaturgo inglês William Shakespeare. A encenação transita entre cinco obras do autor: Romeu e Julieta, Macbeth, Otelo, A Tempestade e Hamlet. O formato do espetáculo propõe uma proximidade com o espectador, apresentado pela Rainha Elizabeth e o Bobo, que narram essas obras junto às personagens propondo reflexões, que apesar de escritas há 400 anos são tão pertinentes nos dias atuais.
Ficha técnica: Texto: Obras de Willian Shakespeare – Romeu e Julieta/Macbeth/Otelo/A Tempestade/Hamlet; Direção e Adaptação: Linaldo Telles; Gênero: Drama/Tragédia; Trilha Sonora: Linaldo Telles; Figurino: Linaldo Telles e Ivani Cardoso; Cenário: Linaldo Telles; Cenotecnia: Marcel Barbarotti e Henrique Fachinni; Fotos: Fernando Stefanini e Cleber Fontoura; Arte Visual: Noroestemídia; Apoio Cultural: Centro Cultural Vasco; Elenco: Augusto Oliveira, Eduardo Oliveira, Erica Rejane, Flavia Mendes, Guilherme Bachini, Julio Santana, Lila Santiago, Mara Matsumori, Mileny Clemente, Nassara Bueno; Produção Executiva: Julio Santana e Mara Matsumori
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos
Provocarena
Arena Cacilda
Videoinstalação – atividade surpresa
Arena Margarida
A partir das 22h
Bodas de Papel
Zeca Barreto e André Fernandes
Música
Sinopse: Entre a sutileza dos amores, a destreza dos amantes e a coragem dos poetas afoitos, Bodas de Papel passeia pelo imaginário do inconsciênte trazendo letras amarguradas, cinematográficas e de uma alegria quase intangível que faz com que o público se deleite, letra após
letra, prendendo a atenção de quem faz da poesia o seu mundo. Comemoração dos 15 anos da parceria de Zeca Barreto e André Fernandes.
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Brasileirando em free style
Milton F. Verderi
(Playbecker)
Sinopse: O som que salta das picapes no estilo free style é resultado de uma pesquisa dançante que vai dos anos 50 até aqui, com pepitas do jazz, música brasileira e black music.
Duração: necessidade do evento
Classificação: livre
ENDEREÇOS:
TEATRO MUNICIPAL: Av. Brigadeiro Faria Lima, 5381 – Chácara Municipal
ARENA MARGARIDA: Rua Alfredo Braga, 114 – Vila Angélica (próximo ao Viaduto Jordão Reis)
BARTELIÊ: Rua Três Fronteiras, 2695 – Eldorado
CASA DAS JANELAS: Rua João Teixeira, 346 – Santa Cruz
Livre de vírus. www.avast.com. |