Réveillon na Represa de Rio Preto deve reunir 30 mil pessoas

0
230

O  Réveillon na Represa tem início às 21h de domingo (31), e  terá show com uma big band, a Big Time Orchestra, de Curitiba-PR, além da tradicional queima de fogos que este ano não farão “barulho”.

O show musical  ocorre no anfiteatro “Nelson Castro”, que foi reformado recentemente e, para o evento do ano novo.   Recebeu um palco em formato de concha acústica e toda uma estrutura especial garantir maior qualidade de espetáculo visual e sonoro ao público.

Programação

A programação do Réveillon na Represa vai das 21h à 1h e será encerrada com a contagem regressiva e queima de fogos. O evento começa às 21h com DJ Claudio Gorayeb, às 22h sobe ao palco a Big Time Orchestra e às 23h59 começa a Contagem Regressiva. Da 00h às 00h15 está prevista a queima de fogos que será seguida da dispersão do público logo ao término.

Queima de fogos

A queima de fogos este ano passa por mudanças que  valorizam o efeito visual do espetáculo e diminuem o impacto sonoro. Foram retirados do projeto da queima de fogos, os artifícios que causam sons mais altos, como os morteiros e bateria de tiros. Essa mudança no perfil do show pirotécnico já é uma ação que dialoga com o Plano de Governo da atual administração que propõe uma redução no impacto sonoro ambiental da queima de fogos, visando ao bem-estar animal.

Como explica o Secretário de Cultura, Pedro Ganga, desta maneira são respeitados não só os animais domésticos como toda a fauna do Parque da Represa, moradores e, em especial, os pacientes do Hospital Estadual João Paulo II, que atende a muitos idosos e está localizado na altura do Lago II do Parque da Represa.

”O projeto contratado consiste em disparos simultâneos de fogos multicoloridos, prevalecendo aqueles com mais brilho e impacto visual e menor impacto sonoro, perfazendo 15 minutos de espetáculo pirotécnico sem interrupção e sem estampidos e baterias de tiros com alto impacto sonoro”, esclarece Ganga.

 

Big Time Orchestra

Com quase 12 anos de estrada, misturando soul, jazz, rockabilly, pop e rock, a Big Time Orchestra anima o Réveillon na Represa, em Rio Preto com o seu novo vocalista votado por mais de 10 milhões de pessoas como o melhor do Brasil, o catarinense Rubens Daniel, finalista do The Voice Brasil.

A união entre a Big Time Orchestra rende um dos shows mais divertidos e alegres da trajetória do grupo que também participou do programa Superstar da Rede Globo, no qual alcançou o Top 9 com cinco apresentações durante a competição.

O público pode esperar por grandes sucessos de Elvis Preley, Paralamas do Sucesso, Beatles, Jorge Ben Jor, Ray Charles, Tim Maia, Bruno Mars, Brian Setzer, Big Bad Voodoo Daddy, Maroon 5, Frank Sinatra, Seu Jorge, Kings Of Leon e clássicos do rock n´roll de todos os tempos que temperam a apresentação performática, classuda e contagiante da Big Time Orchestra.

“Será um grande espetáculo para a população rio-pretense de todas as idades”, destaca Pedro Ganga.

 

Expectativa de público

O anfiteatro da Represa, Nelson Castro tem capacidade para 1.500 pessoas sentadas (nos bancos) mas pode abrigar até 3 mil (entre em pé e acomodadas sentadas na arena). Essa área do anfiteatro receberá cercamento para controle e segurança do público, sem tirar a visibilidade de quem fica em todo entorno da Represa. O público esperado para todo o entorno da Represa é de cerca de 30 mil pessoas.

Não serão permitidas garrafas, copos, taças e qualquer outro recipiente de vidro na área do anfiteatro da Represa que será cercado com gradil e terá revista com seguranças na entrada. Pode entrar com recipientes e bebidas de plástico ou latas.

 

Estrutura e seguranças

O evento conta com toda a infraestrutura e segurança para o público, com presença da Guarda Civil Municipal, Samu, Polícia Militar, brigadistas e seguranças particulares.

A segurança será feita por 100 homens, sendo 30 da Guarda Civil Municipal (GCM), 30 da Polícia Militar(PM), 30 seguranças particulares contratados e mais 10 brigadistas particulares contratados. A GCM e PM também farão ronda com veículos motorizados por toda a área.

Tanto o posto do Samu quanto dos Bombeiros ficarão ambos próximos, na área livre de acesso ao Anfiteatro, área em que também estarão os banheiros químicos. A infraestrutura de higiene conta com 24 sanitários químicos entre masculino, feminino e com acessibilidade. A fachada da Swift também ganhou uma iluminação especial de Natal para compor o cenário.

 

Trânsito e interdições

Durante o Réveillon na Represa, haverá interdições para trânsito de veículos e pessoas na alça de acesso do viaduto Luiz de Abreu Sodré (Avenida Alberto Andaló) sentido Centro-Represa e também na alça de acesso que liga o final da avenida Philadelpho Gouveia Netto com o início da Avenida Duque de Caixas, também sentido único Centro-Represa (e que passa por baixo do viaduto Luiz de Abreu Sodré), a partir do prédio da Biblioteca Municipal. Essa área entre o viaduto Luiz Abreu Sodré e o início do Complexo da Swift ficará isolada, pois será a praça de montagem da estrutura dos fogos de artifício.

Outro ponto de interdição para isolar não só o trânsito de veículos mas também limitar a área de acesso do público por questões de segurança, será na Avenida Duque de Caxias sentido Centro-Represa a partir da esquina com o Clube do Lago (Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais) até o trevo da avenida Duque de Caxias com a alça da Murchid Homsi (em frente ao Teatro Paulo Moura/Swift). As interdições ocorrem das 20h do dia 31 de dezembro até a 1h do dia 1º de janeiro.

Poderá haver interdição, momentos antes da queima de fogos, dependendo da quantidade de público presente, também das alças de acesso da Avenida Murchid Homsi sentido Bairro-Represa e da Avenida Lino Seixas sentido Avenida Murchid Homsi. Essa interdição também se estenderá até a 1h, caso seja necessária. Para chegada e dispersão a Lino Seixas e Murchid Homsi estarão liberadas para veículos.

Conforme croqui disponibilizado no site da Prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br) haverá possibilidade de estacionamento de veículos para o público no estacionamento da Swift até as 21h30. Após esse horário ou até a lotação, o público poderá estacionar nos bolsões nas alças da avenida Duque de Caxias.

 

Ônibus extra

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança informa que as empresas integrantes do consórcio Riopretrans – responsável pelo transporte coletivo de Rio Preto – foram orientadas a disponibilizar pelo menos dois ônibus por linha para garantir o retorno dos usuários para seus locais de origem após a Festa da Virada, na madrugada do dia 1º de janeiro.

As partidas ocorrerão entre a 0h30 e a 0h50 do dia 1° de janeiro. Aquelas linhas que apresentarem demanda acima da capacidade dos ônibus terão ônibus extras. A partir desta quinta-feira, dia 28, será feita panfletagem no terminal central comunicando sobre a oferta de horários nos dias 31/12 e 1/1.

 

Réveillon na Represa 31 de dezembro de 2017

Data/Horário: 21h de 31 de dezembro de 2017 às 01h de 01 de janeiro de 2018

Local: Anfiteatro da Represa Nelson Castro

Programação:

21h às 22h – DJ Claudio Gorayeb

22h às 23h59 – Big Time Orchestra

23h59 – Contagem Regressiva

00h às 00h15 – Queima de Fogos

Após 00h15 – Dispersão do público