A faculdade de Medicina FACERES e o Hospital Beneficência Portuguesa realizam o I Simpósio de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão.
O objetivo do Simpósio é que profissionais e estudantes da área da saúde possam se habilitar no desenvolvimento de pesquisa.
“A área de pesquisa é bastante consistente dentro da medicina. O evento é uma forma de aplicar desde conhecimentos básicos às técnicas mais apuradas para composição de trabalhos e pesquisas em diversas especialidades”, explica a organizadora do Simpósio, professora Caroline Pacca Mizano.
Ao longo do ano, serão oito encontros até novembro. São esperadas cerca de 120 participantes em casa edição do Simpósio.
Nesta quinta-feira, 5/4, acontece o primeiro congresso do Simpósio. As palestras introduzem o conceito de pesquisa aos participantes. A Profa. Dra. Patricia da Silva Fucuta abre os trabalhos com a introdução à Bioestatística . A professora dá continuidade no segundo tema com a simulação da construção de Planilha de Coleta de Dados.
Para encerrar , serão abordadas as principais características aplicadas em estudos epidemiológicos com o: “Delineamento de Pesquisa e Medidas de Associação em Estudos Epidêmicos.
O segundo encontro está marcado para o dia 12 de abril.
“a intenção é avançar para o desenvolvimento de pesquisas com exemplos de temas atuais ”, explica Caroline.
Serão abordadas estratégias de pesquisa epidemiológica, em que a coordenadora do Instituto de Pesquisa do Hospital Beneficência Portuguesa, Dra. Raquel Ferrari Piotto, define com os participantes os tipos de estudos e a importância, vantagens e desvantagens de cada um.
O Prof. MSc. Felipe Colombelli Pacca, encerra o segundo dia do Simpósio com uma introdução de como adequar a coleta de dados ao instrumento de pesquisa utilizado por meio da elaboração de questionários, entrevistas e instrumentos online.