Simpósio orienta especialistas e estudantes da área médica em habilitação de pesquisa

0
50
Simpósio orienta especialistas e estudantes da área médica em habilitação de pesquisa

A faculdade de Medicina FACERES e o Hospital Beneficência Portuguesa realizam  o I Simpósio de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O objetivo do  Simpósio é que  profissionais e estudantes da área da saúde possam se habilitar no desenvolvimento de pesquisa.

“A área de pesquisa é bastante consistente dentro da medicina. O evento é uma forma de aplicar desde conhecimentos básicos às técnicas mais apuradas para composição de trabalhos e pesquisas em diversas especialidades”, explica a  organizadora do Simpósio, professora Caroline Pacca Mizano.

Ao longo do ano, serão oito encontros até novembro. São esperadas cerca de 120 participantes em casa edição do Simpósio.

Nesta quinta-feira, 5/4, acontece o primeiro congresso do Simpósio. As palestras  introduzem o conceito de pesquisa aos participantes. A Profa. Dra. Patricia da Silva Fucuta  abre os trabalhos com a introdução à Bioestatística . A professora  dá continuidade no segundo tema com a simulação da construção de Planilha de Coleta de Dados.

Para encerrar , serão abordadas as principais características aplicadas em estudos epidemiológicos com o: “Delineamento de Pesquisa e Medidas de Associação em Estudos Epidêmicos.

O segundo encontro está marcado para o dia 12 de abril.

“a intenção é avançar para o desenvolvimento de pesquisas com exemplos de temas atuais ”, explica Caroline.

Serão abordadas estratégias de pesquisa epidemiológica, em que a coordenadora do Instituto de Pesquisa do Hospital Beneficência Portuguesa, Dra. Raquel Ferrari Piotto, define com os participantes os tipos de estudos e a importância, vantagens e desvantagens de cada um.

O Prof. MSc. Felipe Colombelli Pacca,  encerra o segundo dia do Simpósio com uma introdução de como adequar a coleta de dados ao instrumento de pesquisa utilizado por meio da elaboração de questionários, entrevistas e instrumentos online.

As primeiras edições do I Simpósio de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão acontecem  nos dias 05 e 12 de abril, a partir das 19h no auditório da FACERES. A entrada é gratuita.

Artigo anteriorMuffato disponibiliza 232 vagas de trabalho para sua terceira loja na cidade
Próximo artigoTem 385 vagas no Balcão de Empregos, 232 são para o supermercado Max Atacadista do Muffato
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.