O desfile das escolas de samba deve reunir um público de até 10 mil pessoas. Acontece no domingo, 03, às 20h, em frente ao Complexo Swift.
O sambódromo que está sendo montado inclui arquibancada coberta com 115 metros de extensão e área de acessibilidade. Possui som e iluminação em todo perímetro do desfile, cronômetro em LED para orientação das escolas, pintura de solo, para valorizar as cores e detalhes das fantasias. A infraestrutura para o público como sanitários químicos (masculino, feminino e de acessibilidade) e equipe de segurança também foi pensado.
A escolas são:
Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Rio Preto com o enredo “Nas cores da cidade e de minhas andanças sem destino: “Bem-vindos à epopeia do primitivista Daniel Firmino”;
Grêmio Recreativo Escola de Samba e Assistência Social Gaviões do Samba, com o enredo “Igual a fênix, Gaviões do Samba renasce e alça seu voo triunfal no carnaval rio-pretense” e
Grêmio Recreativo Escola de Samba Trem do Samba, com o enredo “Viajando por diferentes trilhos, muito prazer: Trem do Samba”.
O desfile será aberto pelo Obará Bloco Afro e pela Corte Real, composta pelo Rei Momo, Paulo Teixeira, pela Rainha, Fabiana Ricardo Alves e pela Princesa, Ingrid Silvestre de Paula que serão acompanhados da Velha Guarda do Samba Rio-Pretense.
Normas do desfile
O desfile das Escolas de Samba obedecerá às normas contidas no regulamento, disponível no portal da Prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br/carnaval2019). A ordem foi definida por sorteio, realizado na Secretaria Municipal de Cultura com as três escolas participantes. As escolas que não desfilarem ou descumprirem o regulamento sofrerão as penalidades previstas.
O Desfile
O tempo máximo será de 45 minutos e o mínimo de 30 minutos para o desfile de cada Escola de Samba. O tempo passa a ser contado com a autorização para o início do desfile, feito pelo representante da Comissão Organizadora. A coordenação do desfile é de competência da Secretaria Municipal de Cultura. A direção artística dos desfiles das Escolas compete a cada uma das agremiações, representadas por sua diretoria.
Os desfiles das agremiações devem trazer obrigatoriamente, bateria, com no mínimo 30 componentes; ala das baianas com, no mínimo, 15 pessoas, formada por mulheres e/ou transgêneros, vestidos rigorosamente iguais. A Comissão de Frente com, no mínimo, seis elementos; três carros alegóricos, incluindo-se neste número o abre-alas; mínimo de 150 componentes; duas alas temáticas, exceto a das baianas, com 30 componentes.
Comissão Julgadora
A Comissão Julgadora será composta por nove membros, contratados pela Secretaria Municipal de Cultura e indicados pela UESP (União das Escolas de Samba de SP), que julgarão os quesitos: Comissão de Frente; Ala das Baianas; Mestre-Sala e Porta-Bandeira; Bateria; Conjunto, Harmonia e Evolução; Samba-Enredo; Enredo e Alegorias, Adereços e Fantasias.
Cada julgador concederá a cada Escola de Samba notas de sete a 10. A apuração ocorrerá no Prédio da Chaminé, no Complexo Swift, no dia 4 de março, segunda-feira, às 15h. É de responsabilidade exclusiva da Secretaria Municipal de Cultura a adoção de todas as medidas indispensáveis à realização dos trabalhos. Limitando-se a presença de cinco representantes de cada Escola de Samba. A apuração será feita por uma comissão integrada por membros da Secretaria Municipal de Cultura e acompanhada por representantes das agremiações envolvidas no desfile.
Será vencedora a Escola de Samba que tiver obtido as maiores notas nos seguintes quesitos, exatamente nesta ordem de precedência: Bateria; Samba-Enredo e Enredo; Conjunto, Harmonia e Evolução; Alegorias e Adereços; Fantasias; Comissão de Frente; Mestre-Sala e Porta-Bandeira; Ala das Baianas. As Escolas de Samba premiadas receberão o Troféu Celso Caran.
Trânsito e interdições
Haverá interdições para trânsito na alça de acesso do viaduto Luiz de Abreu Sodré sentido Centro-Represa e também na alça de acesso que liga o final da avenida Philadelpho Gouveia Netto com o início da Avenida Duque de Caixas, também sentido único Centro-Represa , a partir do prédio da Biblioteca Municipal até o Teatro Paulo Moura no Complexo de Educação e Cultura Swift. Essa será a área que abrigará o sambódromo montado especialmente para o evento, bem como área de dispersão e concentração das escolas de samba.
Essa área entre o viaduto Luiz Abreu Sodré e o Complexo da Swift terá interdição total da avenida Duque de Caxias desde os acessos da avenida Alberto Andaló e Philadelpho Gouveia Netto, nos dias 01, 02 , 03 e 04. A interdição começará às 8h do dia 01 e será mantida até o dia 04 as 18h.
Na alça da avenida Duque de Caxias paralela ao viaduto que dá acesso à avenida Murchid Homsi, haverá interdição parcial (meia pista) da Avenida Duque de Caxias na altura do acesso ao Teatro Paulo Moura no dia 03.
Ônibus Carnaval
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança informa que as empresas integrantes do consórcio Riopretrans terão a seguinte forma de operação durante o Carnaval: na segunda-feira, dia 4, as linhas de ônibus transitam de acordo com a tabela de horários idêntica à de sábado e na terça-feira, dia 5, os horários regulares são os mesmos de domingo. Na quarta-feira, dia 6, volta a ser utilizado o cronograma de horários normal de dias úteis.